Portugal finta susto e ultrapassa França rumo à final do Europeu
- 04/02/2026
Portugal teve pela frente uma difícil seleção da França nas meias finais do Campeonato da Europa de futsal, onde saiu vitorioso com um triunfo por 4-1. Seguir-se-á, agora, a Espanha no jogo que poderá coroar a equipa das quinas como tricampeã da Europa.
O jogo foi muito mais atribulado do que se esperava, já que a França é uma nação em ascensão nesta modalidade, pelo que as dificuldades que Portugal passou no início do jogo eram longe do que se imaginava para esta meia final.
O conjunto francês acabou por chegar mesmo ao primeiro golo da partida, numa infelicidade de Bernardo Paçó na baliza portuguesa, quando aos seis minutos Mamadou Siragassy Touré, jogador do Barcelona, fez um remate 'frouxo', mas suficientemente bem aplicado para enganar o guardião do Sporting.
Ainda assim, o domínio dos momentos do jogo era mesmo de Portugal, que ia variando entre o sistema tático de 4x0 e de 3x1, com uma dinâmica e versatilidade fora do comum.
Mas os erros iam surgindo na fase da construção, com passes errados que acabavam por dar aos gauleses oportunidades 'caídas do céu' e que Bernardo Paçó ia travando entre os postes.
As tentativas de Portugal iam sendo cada vez mais perigosas, com a França a apenas conseguir ficar na defensiva para tentar sair no contra-ataque.
No entanto, tantas vezes a seleção portuguesa foi 'à fonte' que o golo acabou por surgir. Primeiro por intermédio de Diogo Santos, que tem sido uma das figuras maiores de Portugal neste Europeu, quando faltavam menos de dois minutos para o final da primeira parte.
Ora, o golo abriu o 'ketchup' e fez com que a França se desconcentrasse, permitindo que Tomás Paçó ficasse em posição de remate, que só parou no fundo das redes de Francis Loboka, a um minuto do intervalo.
A segunda parte começou com uma França mais atrevida em frente à baliza de Portugal, mas foi mesmo a seleção nacional portuguesa, que chegou ao terceiro da partida por intermédio de Erick Mendonça, depois de um passe atrasado de Tomás Paçó, aos nove minutos após o regresso dos balneários.
Com seis minutos para o final do encontro, a França arriscou na estratégia de 5x4 em busca de um golo que voltasse a dar esperança aos gauleses, e foi aí que chegou o quarto de Portugal.
Bernardo Paçó aproveitou umas bola perdida e conseguiu fazer um remate que embateu em cheio no poste, mas encontrou logo de seguida o corpo de Amine Gueddoura, que fez um autogolo.
Até final, não houve mais nenhum golo, pelo que o resultado não se voltou a alterar, com Jorge Braz e os seus 'pupilos' a sorrirem.
Segue-se a Espanha na grande final da competição, que venceu a equipa da Croácia pela margem mínima, com um resultado de 2-1 favorável aos espanhóis.
O jogo decisivo terá lugar já no próximo sábado, pelas 18h30 (horário de Portugal Continental), que colocará a equipa das quinas frente a uma Espanha que quererá recuperar um título que já foge desde 2016, sendo que já venceram a competição por sete vezes.














