Portugal fecha o ano com pesada goleada sofrida diante do Brasil
- 02/12/2025
Portugal somou, esta terça-feira, uma derrota, por 0-5, em Aveiro, na receção ao Brasil, naquele que foi o último jogo das respetivas seleções no ano civil.
Para este jogo, o selecionador Francisco Neto apostou no seguinte onze: Inês Pereira; Catarina Amado, Lúcia Alves ,Andreia Jacinto, Carolina Santiago, Jéssica Silva, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Carole Costa (C), Carolina Correia e Diana Gomes. Ao todo foram sete mudanças em relação ao último jogo com os Países Baixos. Também foi notória a mudança do sistema tático, com a introdução das três defesas.
Diante 15.323 espetadores, a congénere sul-americana, atual campeã da Copa América, demorou apenas um minuto para balançar as redes. Gabi Zanotti surgiu nas costas da defesa-central Carolina Coreia e cabeceou para o fundo das redes, após cruzamento de Dudinha.
A resposta portuguesa apareceu pelos pés de Carolina Santigo, que tentou surpreender de fora da área. No entanto, a guardiã Lele estava atenta e recolheu o esférico.
O Brasil era mais eficaz nas suas ações. Aos 17', Gabi Zanotti lançou Ludmila, no corredor direito, que ganhou na velocidade a Diana Gomes. A extrema brasileira entrou na área e contou com uma 'ajuda' preciosa da guarda-redes Inês Pereira, que pensou que a adversária ia efetuar um cruzamento. O remate apanhou-a de surpresa, sendo que a bola ainda embateu no poste.
O corredor direito era o calcanhar de Aquiles das locais. Aos 37' mais uma grande arrancada de Ludmila, que serviu para o encosto de Dudinha, que antecipou-se à marcação.
O Brasil aproveitou bem as fragilidades defensivas de Portugal, que foi muito facilmente apanhado em contrapé, sobretudo com a bola nas costas.
Na segunda parte, Portugal teve outra postura em campo e até chegou a colocar as brasileiras em sentido. Aos 66', faltou centímetros a Ana Capeta para dar resposta a um cruzamento. O melhor controlo da profundidade coincidiu o crescimento da equipas das quinas no encontro, embora o adversário tenha diminuído a sua intensidade.
O 0-4 no marcador apareceu aos 73'. Na sequência de um canto, Belinha estrou-se a marcar pela seleção canarinha. O resultado ficou fechado aos 90', através de um penálti cobrado com sucesso por Bia Zaneratto. Nota para o momento de alguma provocação desnecessária da jogadora, que celebrou à...Cristiano Ronaldo.
Em tempo de compensação, nota para a estreia de Inês Meninas na seleção portuguesa.
Depois do confronto contra os Países Baixos, que culminou com uma derrota (1-2), as Navegadoras almejavam um melhor resultado diante do Brasil, mas tal não foi possível.
Estes jogos de preparação têm um objetivo claro: preparar a equipa para o próximo ciclo competitivo, que culminará na qualificação para o Mundial de 2027, cujo apuramento começa em março de 2026.
Leia Também: Será esta a camisola que Portugal irá usar no Mundial2026?














