Portugal e Angola construíram "relação assente na igualdade e respeito"

  • 10/11/2025

"Amanhã fechamos o ciclo das comemorações interligadas dos 50 anos do 25 de Abril e da Independência de Angola. Será um dia memorável. Não obstante o passado colonial, a guerra e toda a turbulência que se seguiu à independência, fomos capazes de construir uma relação que assenta na igualdade e no respeito mútuo. Devemos estar orgulhosos deste percurso", afirmou o diplomata, durante um encontro com a comunidade portuguesa.

 

Francisco Alegre Duarte destacou "a proximidade e a compreensão do significado da presença de Portugal em Angola" demonstradas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje chegou a Angola e cuja postura "é respeitada, apreciada e retribuída pelo povo angolano, que carinhosamente o apelidou de Ti Celito".

O embaixador referiu dois marcos que considerou de "alcance histórico" no quadro das comemorações conjuntas dos 50 anos do 25 de Abril e da independência de Angola: a reabilitação da Fortaleza de São Francisco do Penedo, em Luanda, e a recuperação dos talhões militares portugueses no cemitério de Sant'Ana.

Sobre a fortaleza, recordou que "ao longo dos séculos este monumento foi fortaleza, alfândega, depósito de escravos e prisão, e em breve albergará o Museu da Luta pela Libertação Nacional, numa obra apoiada pelo Governo português".

Quanto à reabilitação dos talhões militares, o diplomata agradeceu "a generosidade do Presidente João Lourenço", acrescentando: "Não nos limitámos a resgatar do esquecimento e abandono aqueles talhões. Conseguimos a reconciliação entre os homens, incluindo entre os que combateram, ao honrarmos a memória dos que caíram por Portugal e pela Independência de Angola, de mãos dadas com os nossos irmãos angolanos".

O embaixador destacou ainda o papel das comunidades dos dois países, lembrando que "cerca de 130 mil portugueses residem em Angola e 90 mil angolanos residem em Portugal", e apontou como desafios pendentes "a questão da segurança social, que afeta sobretudo os portugueses em Angola, e a consolidação da boa integração de ambas as comunidades".

"A mobilidade humana, as afinidades culturais e os laços económicos são como o sangue a correr nas veias da nossa relação", afirmou, referindo que mais de cinco mil empresas portuguesas exportam para Angola e cerca de 1.250 empresas portuguesas e de capital misto operam no país, gerando trocas comerciais e investimentos na ordem dos milhares de milhões de euros anuais, com muitas dezenas de milhares de empregos criados, aqui e em Portugal.

Francisco Alegre Duarte, que está a concluir o seu mandato, afirmou que "tem sido uma honra servir em Angola", garantindo que não vai esquecer "a cor desta terra, a generosidade do povo angolano e os bons amigos" que deixa.

Leia Também: MNE diz que Portugal é "exemplo" de como ultrapassar "nós" da História

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2886190/embaixador-de-portugal-em-angola-diz-que-relacao-assenta-na-igualdade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes