Portugal desliza no Mundial e Estados Unidos da América 'fogem' no trono
- 15/09/2025
Dois dias após a estreia vitoriosa diante de Cuba, Portugal deslizou frente aos Estados Unidos da América (3-0), esta segunda-feira, em jogo a contar para a segunda jornada do grupo D do Campeonato do Mundo de voleibol, que se realiza nas Filipinas.
Os pupilos de João José não entraram propriamente bem e isso ficou patente no facto de nunca terem estado à frente do marcador ao longo do primeiro set, que viria a terminar com um 25-19 no marcador.
A reta inicial do segundo parcial trouxe uma história diferente, porém, o desfecho acabou por ser o mesmo. Portugal esteve por cima durante metade do set, chegando mesmo a estar a vencer por quatro pontos de diferença, mas a remontada norte-americana ficou ilustrada com um parcial de 25-22.
Já no terceiro - e neste caso derradeiro - set, Portugal 'agarrou-se' ao primeiro ponto e chegou a ter três de diferença numa fase inicial, porém, uma nova reviravolta acabou por confirmar o triunfo de três sets sem resposta, por parte dos Estados Unidos da América, desta vez com um parcial mais desnivelado de 25-17.
O que se segue?
Portugal medirá agora força diante da Colômbia, em duelo marcado para as 3 horas da madrugada de quarta-feira, bastando um triunfo para garantir o acesso aos 'oitavos' do Mundial'2025, sendo que, do outro lado, Cuba - com os mesmos três pontos de Portugal na vice-liderança - estará a defrontar os líderes EUA, igualmente na luta pela última vaga de apuramento do grupo - o segundo lugar.
Recorde-se que a seleção nacional contava apenas com duas participações num Campeonato do Mundo, sendo que a primeira aconteceu em 1956, em França, com um 15.º lugar. Já a mais recente ocorreu em 2002, altura em que Portugal foi afastado pela até então designada Jugoslávia (0-3) nos 'oitavos', não indo além do oitavo lugar, em duelo frente à Grécia (3-2).
Para além disso, a equipa das quinas contava com um histórico equilibrado de 10 triunfos e 10 derrotas em 20 partidas, tratando-se de números que voltam a ser iguais depois do jogo desta segunda-feira: 11 vitórias e 11 desaires em 22 partidas. Resta agora perceber o que irá acontecer na derradeira jornada do grupo, precisamente diante da seleção que perdeu os primeiros dois jogos, diante de EUA e Cuba.
[Notícia atualizada às 15h37]
Leia Também: Portugal regressa ao Mundial após 23 anos e 'abate' Cuba na estreia
Leia Também: Portugal entrou a vencer no Mundial de voleibol e festejou desta forma