Portugal dá 'tareia' à Argentina e segue para a final do Mundial feminino

  • 05/12/2025

Que melhor imagem no ano de estreia do Campeonato do Mundo de futsal feminino. A seleção portuguesa garantiu, ao final da manhã desta sexta-feira, a presença inédita na final desta competição, com uma vitória estrondosa diante da Argentina, por 1-7.

 

Depois do pleno na fase de grupos da competição e de eliminar a Itália nos quartos de final, as eleitas de Luís Conceição foram em busca da presença inédita na final e logo em ano de estreia do Mundial.

A Argentina, que foi a jogo sem Silvina Nava devido a um castigo, foi primeira no Grupo A e também com nove pontos. Esperava-se, por isso, uma tarefa de nível mais elevado para as portuguesas. Mas os primeiros 20 minutos na PhilSport Arena, na cidade de Manila, nas Filipinas, mostraram que a turma sul-americana não tinha pedalada para as cores nacionais.

Portugal, que tinha sido finalista nos Campeonatos da Europa de 2019 e 2022, e semifinalista em 2024, chegou ao intervalo com uma vantagem de seis golos e uma exibição irrepreensível em solo asiático.

Ana Catarina Pereira, Kika, Ana Azevedo, Carolina Pedreira e Lídia Moreira constituíram o cinco inicial eleito por Luís Conceição e foi preciso apenas um minuto para que o marcador piscasse pela primeira vez. Carolina Pedreira cruzou da esquerda e Lídia Moreira, junto ao primeiro poste, quebrou o nulo nas Filipinas.

Logo após o golo de Portugal, o encontro aumentou de ritmo e as lusas estiveram perto de apontar o 0-2. Aos cinco minutos, Maria Pereira apareceu isolada, mas a permitir a defesa da guarda-redes argentina. Não foi à primeira, foi à segunda. Dois minutos depois (7'), e numa jogada que envolveu toda a equipa, Inês Matos cruzou para Fifó encostar junto ao segundo poste.

Sem tempo a perder e sempre com o pé no acelerador, Portugal apontou o 0-3 à passagem do minuto nove. Num lance algo caricato na área da Argentina, Mailen  Romero recebeu a bola da guarda-redes e, quando se virou, tinha Lídia Moreira em cima dela a desviar para o terceiro de Portugal. Era o bis da jogadora do Nun'Álvares.

Portugal estava a revelar uma superioridade impressionante no duelo, ao ponto de algumas das jogadoras argentinas terem transmitido sinais de irritação, e foi por isso, sem surpresa, que a goleada surgiu ao minuto 10. Após combinar com Fifó, Janice Silva arrancou pelo corredor central e apontou o seu quito tento na prova.

Segundos depois da bola ter ido ao centro, a seleção de Portugal chegou ao 0-5. Após mais uma boa jogada coletiva, Maria Pereira fez a assistência e Fifó bisou no encontro. Quase a fechar a primeira parte, Ana Azevedo sentou uma adversária e bateu a guarda-redes da Argentina com o pé esquerdo (15'). As argentinas tiveram apenas um remate perigoso na primeira metade, prova da eficácia defensiva das portuguesas.

A presença na final estava com bolso com esta primeira parte de luxo, mas Portugal não se fez de rogado e continuou a procurar aumentar a vantagem. Ao minuto 21, e depois de um cruzamento de Janice, Inês Matos apareceu a desviar ao segundo poste. À semelhança da primeira parte, Portugal marcou no primeiro minuto do segundo tempo.

A Argentina procurava, pelo menos, marcar um golo neste duelo e esteve perto de alcançar esses intentos aos 24 minutos. Luciana Rossi rematou forte e Ana Catarina respondeu com uma grande defesa, ao ponto de precisar de assistência. Na resposta, e na sequência de um livre, Carolina Pedreira rematou forte para defesa apertada da guarda-redes da Argentina.

Com o encontro mais do que resolvido, Portugal foi gerindo e Luís Conceição aproveitou para fazer descansar algumas titulares, tendo em vista a final da competição. Foi nessa altura que a Argentina marcou o tento de honra por intermédio de Romero.

Portugal disputa o primeiro título de campeão mundial a partir das 11h30 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo. Pela frente terá o Brasil ou a Espanha, que se defrontam ainda esta sexta-feira. Já a Argentina participará no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.

Leia Também: Portugal humilha Itália e está nas 'meias' do Mundial feminino

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2899862/portugal-da-tareia-a-argentina-e-segue-para-a-final-do-mundial-feminino#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes