Portugal dá 'tareia' à Argentina e segue para a final do Mundial feminino
- 05/12/2025
Que melhor imagem no ano de estreia do Campeonato do Mundo de futsal feminino. A seleção portuguesa garantiu, ao final da manhã desta sexta-feira, a presença inédita na final desta competição, com uma vitória estrondosa diante da Argentina, por 1-7.
Depois do pleno na fase de grupos da competição e de eliminar a Itália nos quartos de final, as eleitas de Luís Conceição foram em busca da presença inédita na final e logo em ano de estreia do Mundial.
A Argentina, que foi a jogo sem Silvina Nava devido a um castigo, foi primeira no Grupo A e também com nove pontos. Esperava-se, por isso, uma tarefa de nível mais elevado para as portuguesas. Mas os primeiros 20 minutos na PhilSport Arena, na cidade de Manila, nas Filipinas, mostraram que a turma sul-americana não tinha pedalada para as cores nacionais.
Portugal, que tinha sido finalista nos Campeonatos da Europa de 2019 e 2022, e semifinalista em 2024, chegou ao intervalo com uma vantagem de seis golos e uma exibição irrepreensível em solo asiático.
Ana Catarina Pereira, Kika, Ana Azevedo, Carolina Pedreira e Lídia Moreira constituíram o cinco inicial eleito por Luís Conceição e foi preciso apenas um minuto para que o marcador piscasse pela primeira vez. Carolina Pedreira cruzou da esquerda e Lídia Moreira, junto ao primeiro poste, quebrou o nulo nas Filipinas.
Logo após o golo de Portugal, o encontro aumentou de ritmo e as lusas estiveram perto de apontar o 0-2. Aos cinco minutos, Maria Pereira apareceu isolada, mas a permitir a defesa da guarda-redes argentina. Não foi à primeira, foi à segunda. Dois minutos depois (7'), e numa jogada que envolveu toda a equipa, Inês Matos cruzou para Fifó encostar junto ao segundo poste.
Sem tempo a perder e sempre com o pé no acelerador, Portugal apontou o 0-3 à passagem do minuto nove. Num lance algo caricato na área da Argentina, Mailen Romero recebeu a bola da guarda-redes e, quando se virou, tinha Lídia Moreira em cima dela a desviar para o terceiro de Portugal. Era o bis da jogadora do Nun'Álvares.
Portugal estava a revelar uma superioridade impressionante no duelo, ao ponto de algumas das jogadoras argentinas terem transmitido sinais de irritação, e foi por isso, sem surpresa, que a goleada surgiu ao minuto 10. Após combinar com Fifó, Janice Silva arrancou pelo corredor central e apontou o seu quito tento na prova.
Segundos depois da bola ter ido ao centro, a seleção de Portugal chegou ao 0-5. Após mais uma boa jogada coletiva, Maria Pereira fez a assistência e Fifó bisou no encontro. Quase a fechar a primeira parte, Ana Azevedo sentou uma adversária e bateu a guarda-redes da Argentina com o pé esquerdo (15'). As argentinas tiveram apenas um remate perigoso na primeira metade, prova da eficácia defensiva das portuguesas.
A presença na final estava com bolso com esta primeira parte de luxo, mas Portugal não se fez de rogado e continuou a procurar aumentar a vantagem. Ao minuto 21, e depois de um cruzamento de Janice, Inês Matos apareceu a desviar ao segundo poste. À semelhança da primeira parte, Portugal marcou no primeiro minuto do segundo tempo.
A Argentina procurava, pelo menos, marcar um golo neste duelo e esteve perto de alcançar esses intentos aos 24 minutos. Luciana Rossi rematou forte e Ana Catarina respondeu com uma grande defesa, ao ponto de precisar de assistência. Na resposta, e na sequência de um livre, Carolina Pedreira rematou forte para defesa apertada da guarda-redes da Argentina.
Com o encontro mais do que resolvido, Portugal foi gerindo e Luís Conceição aproveitou para fazer descansar algumas titulares, tendo em vista a final da competição. Foi nessa altura que a Argentina marcou o tento de honra por intermédio de Romero.
Portugal disputa o primeiro título de campeão mundial a partir das 11h30 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo. Pela frente terá o Brasil ou a Espanha, que se defrontam ainda esta sexta-feira. Já a Argentina participará no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.
Leia Também: Portugal humilha Itália e está nas 'meias' do Mundial feminino













