Porto prepara-se para depressão Joseph. Comandante alerta para cheias
- 26/01/2026
A cidade do Porto prepara-se para receber a depressão Joseph no final do dia de hoje, segunda-feira, 26 de janeiro.
À RTP 3, o Comandante Cervaens Costa, adjunto do Capitão do Porto do Douro alertou a população para o mau tempo que aí vem e que conta, na Invicta, com chuva e vento forte, assim como agitação marítima.
Durante as próximas horas, o responsável notou que é necessário "aproveitar para repor algumas medidas preventivas que possam estar fragilizadas porque amanhã, a partir do meio-dia, entra novamente o aviso laranja em vigor, com ondas entre 5 a 7 metros, o que vai agravar novamente as situações junto à orla costeira".
Com o mau tempo, há também possibilidade de cheias, ainda mais porque Portugal foi atingido, nos últimos dias, por outra depressão, a Ingrid. "Há muita água agora nas bacias hidrográficas. O rio Douro não é exceção. Vamos ter ao longo desta semana muita chuva e as barragens vão ter, eventualmente, de largar a água. Isto associado, aqui na zona do estuário do Douro, à enchente, vamos ter subida das cotas nos locais identificados, como a Ribeira e Miragaia, e que é naturalmente necessário que as pessoas tomem medidas preventivas de forma a evitar que as ocorrências sejam significativas", explicou Cervaens Costa.
Segundo o Comandante, amanhã, todas as barras vão estão encerradas, sendo que três estão já condicionadas durante o dia de hoje. A Avenida Dom Carlos I está já encerrada ao trânsito.
Recorde-se que a depressão Joseph traz muita chuva, ventos fortes agitação marítima a todo o país, assim como neve nas terras altas.
No Porto, o aviso amarelo de hoje passa para laranja ao 12h de amanhã, 27 de janeiro.
Leia Também: Mau tempo continua com Joseph (após passagem de Ingrid). O que esperar?














