Porque é que não consegue emagrecer mesmo com dieta? A explicação médica
- 18/02/2026
Reduziu os hidratos de carbono, diminuiu o consumo de calorias e segue um plano à risca, mas mesmo assim não vê alterações na balança. Afinal, porque é que a sua dieta não está a resultar?
Segundo especialistas revelaram ao jornal Metrópoles, a falta de resultados nem sempre se deve à força de vontade, mas sim à estratégia adotada.
Um dos erros mais comuns, conforme destacaram médicos da área metabólica, é quando alguém se foca apenas na redução de calorias, ignorando a qualidade dos alimentos.
Quando as dietas são demasiado restritivas o metabolismo pode ficar mais lento, levando a que se sinta mais fome ao longo do dia, dando origem a episódios de compulsão alimentar. Isto, porque o corpo interpreta estes cortes repentinos como uma ameaça e passa a reter mais energia.
As refeições são igualmente importantes. A falta de proteína e fibras compromete a saciedade, gerando picos de glicose que aumentam a sensação de fome. Estes sintomas são intensificados quando se dorme mal, o stress é intenso e não se pratica atividade física.
Para além disso é importante notar que cada organismo responde a um determinado plano de forma diferente, sendo que os resultados poderão variar conforme a idade, a massa muscular, a saúde intestinal e mesmo o histórico de dietas. Por isso, a mesma dieta não poderá ser aplicada de forma geral a várias pessoas, por exemplo. É importante sempre consultar o seu médico nutricionista para que seja feito um plano à sua medida.
Quer emagrecer? 3 hábitos que o vão ajudar
Uma vez que o processo de emagrecimento abrange todas as áreas da vida - e não apenas a alimentação - é importante referir que este resulta devido a uma conjugação de fatores.
O website EatingWell falou com alguns especialistas na área para perceber como pode perder peso de forma gradual e sem muito esforço, destacando três hábitos que poderão ajudar muito.
São eles:
- Juntar mais fibras e proteínas aos seus pratos
- Fazer musculação pelo menos duas vezes por semana
- Fazer do sono uma prioridade
Saiba como colocar em prática cada um deste hábitos ao ler o artigo de seguida:














