Por que nunca deve cozinhar a lasanha numa travessa de aço com alumínio
- 21/01/2026
Há um erro que muita gente comete na hora em que coloca uma lasanha para assar no forno: usar uma travessa em aço coberta com folha de alumínio.
O alerta é dado pelo Today, depois de uma utilizadora do Threads partilhar na rede social um contratempo que teve ao preparar o prato. Esta decidiu colocar uma folha de papel de alumínio a cobrir a travessa - de aço - sendo que depois de ir ao forno ficou intragável, pois acabou por derreter.
Na verdade, a ciência tem uma explicação para este fenómeno. O alumínio e o aço funcionam como elétrodos fazendo com que a humidade do alimento atue como um eletrólito. O resultado? O papel de alumínio acaba por ficar corroído e a lasanha com uma sabor a metal.
No fundo, o que se forma é uma espécie de 'bateria de lasanha'.
'Bateria de lasanha': A explicação da ciência
Na série da Netflix 'A Man on the Inside' este fenómeno é retratado. "Acho que o que aconteceu foi que fizeste, acidentalmente, uma bateria de lasanha", realça Charles (Ted Danson) num episódio da segunda temporada. "A travessa de aço funciona como cátodo e o conector de alumínio. O ácido e o sal da lasanha são o eletrólito. Então surge uma corrente elétrica que percorre tudo", explica.
Segundo o Today, este fenómeno tem um termo científico: corrosão galvânica, um processo eletroquímico que ocorre quando dois metais diferentes entram em contacto na presença de um eletrólito.
Shane C. Street, professor da Universidade do Alabama, explica que uma célula eletroquímica galvânica, ou espontânea, "aparentemente forma-se" entre a travessa de ferro ou aço e papel de alumínio. Tudo isto é sustentado por um eletrólito: o molho de tomate, dada a sua acidez.
Portanto, fica o aviso. Da próxima vez que preparar uma lasanha certique-se de que a confeciona numa travessa de vidro ou de cerâmica. Se optar por uma de aço, então nunca coloque a folha de alumínio por cima. A mesma regra aplica-se a outros pratos de massa que incluam molho de tomate, um dos principais responsáveis deste curioso fenómeno culinário.














