População do Sudão vive num "inferno", alerta responsável da ONU

  • 18/01/2026

"Temos uma população que passou por horrores e pelo inferno", afirmou Volker Türk na sua primeira conferência de imprensa desde o início do conflito, que decorreu em Porto Sudão, cidade e principal porto marítimo do Sudão, nas margens do Mar Vermelho.

 

Volker Türk mostrou-se alarmado com a "crescente militarização da sociedade por todas as partes", marcada pelo "armamento de civis e recrutamento de crianças".

"É escandaloso", indignou-se Alto Comissário da ONU, referindo que se gastam somas avultadas na aquisição de armas cada vez mais sofisticadas, em particular drones", em vez desse dinheiro ser destinado a aliviar o sofrimento do povo sudanês".

Desde abril de 2023, a guerra que opõe o exército regular aos paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FSR) causou dezenas de milhares de mortos e, nos seus momentos mais sombrios, deslocou mais de 14 milhões de pessoas dentro e fora do país, provocando o que a ONU qualificou como a pior crise humanitária do mundo.

Volker Türk condenou a multiplicação dos ataques contra "infraestruturas civis essenciais", nomeadamente hospitais, mercados e escolas, e apelou ao fim dos ataques contra civis. Invocou ainda testemunhos de atrocidades insuportáveis --- civis espancados, mortos, violados ou raptados --- durante a tomada do controlo de Darfur pelas FSR.

Alertou também que estas violações "correm o risco de se repetir" na região vizinha de Cordofão, atual frente de combate.

As Forças de Apoio Rápido sitiam há mais de 19 meses Kadugli, capital do Cordofão do Sul, e na cidade de Dilling, no distrito do Cordofão do Sul e na região das Montanhas Nuba, e cercam há quase um ano Al-Ubayyid, a capital do Cordofão do Norte.

Cordofão é uma região histórica e geográfica no centro do Sudão, atualmente dividida nos estados de Cordofão do Norte, Cordofão do Sul e Cordofão Ocidental, e que se tornou um foco crucial na guerra civil sudanesa de 2023-2025.

Leia Também: ONU alerta para "escalada catastrófica" da violência no Sudão do Sul

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921574/populacao-do-sudao-vive-num-inferno-alerta-responsavel-da-onu#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes