População de Alcácer do Sal une-se para apoiar famílias e negócios

  • 06/02/2026

Na zona periférica da cidade alentejana, uma fábrica de pinhão tornou-se num armazém de recolha de bens essenciais para ajudar a população afetada.

 

Sofia Rosa, uma das proprietárias da fábrica, encontra-se, juntamente com a irmã, Maria João Rosa, a coordenar, de forma voluntária, as doações, que são cada vez mais.

"Disponibilizámo-nos para ajudar a câmara municipal [de Alcácer do Sal] e a população. Já há mais na cidade, mas somos um ponto de recolha de bens essenciais que irão fazer falta às pessoas brevemente", conta à Lusa Sofia Rosa.

Os bens essenciais recebidos vão desde peças de vestuário até produtos de higiene. E a solidariedade tem sido tanta que as irmãs, que se mostram gratas pelas doações, até pediram às pessoas para esperarem um bocadinho, porque não estão a conseguir dar vazão aos muitos bens que recebem.

Um trabalho articulado entre o armazém, a Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Alcácer do Sal, empresas e a população ajudam as inúmeras famílias afetadas pelas cheias que, desde a quarta-feira da semana passada, assolam a baixa da cidade e também povoações do concelho.

"Neste momento, os 'kits' [compostos por bens essenciais] são pequenos, porque o acesso às famílias ainda é reduzido, não há estradas, há aldeias em que o acesso é só de barco", afirma Sofia.

Nesses 'kits', enviam "o que é necessário, roupa de homem, o tamanho que vestem, os bens necessários de comida, a higiene pessoal", sendo depois tudo colocado dentro de um saco levado aos serviços de ação social do município.

A agência Lusa, que visitou hoje o espaço, pôde observar que não paravam de chegar carrinhas com ajuda, vindas por exemplo de concelhos vizinhos, como Cabrela, no município Montemor-o-Novo, distrito de Évora, ou do Carvalhal, no de Grândola, distrito de Setúbal.

Pelo menos 20 pessoas ajudavam no local, incluindo Madalena Mateus, que disse à Lusa que não conseguia estar em casa sem fazer nada e decidiu pôr 'mão à obra'.

"Foi uma ideia que surgiu destas pessoas que aqui estão, da Sofia, da Maria João, da Madalena e foi abraçar este projeto, porque acho que temos que ser uns para os outros e só juntos, com amor e com união, é que conseguimos reerguer esta cidade", frisa.

Além deste casão, existe outro, destinado a recolher alimentação e produtos de limpeza, artigos que são mais necessários depois de as cheias passarem, segundo Sofia Rosa.

Apesar dos dias difíceis causados pelas cheias e do infortúnio que o mau tempo fez 'cair' sobre Alcácer do Sal, as pessoas uniram-se solidariamente e ajudam-se umas às outras, mantendo sempre um pensamento positivo.

Outro exemplo desse 'laço' de solidariedade é a angariação de fundos para ajudar os negócios locais que está a decorrer, iniciada por Maria Jones, uma das comerciantes que também viu o seu negócio afetado.

A angariação, que arrancou esta terça-feira, já reuniu "um valor significativo", conta à Lusa Maria Jones, acrescentando que a autarquia vai arranjar uma lista com o nome de todos os comerciantes afetados para, depois, o dinheiro angariado ser dividido de igual forma por todos.

Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Comerciantes de Alcácer do Sal com os negócios estragados pelas cheias

Comerciantes de Alcácer do Sal com os negócios estragados pelas cheias

Os comerciantes de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, confrontaram-se hoje com um cenário de destruição total, mobilizando-se na limpeza de lamas e na recuperação de prejuízos causados pelas severas inundações.

Lusa | 20:30 - 06/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2934715/populacao-de-alcacer-do-sal-une-se-para-apoiar-familias-e-negocios#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes