Ponte de Lima: Lucinda faz 104 anos (é a pessoa mais idosa da freguesia)
- 02/01/2026
Uma idosa celebrou o seu 104.º aniversário esta sexta-feira, segundo dia de 2026, sendo, por isso, "a pessoa com mais idade" da freguesia de Fontão, em Ponte de Lima.
"Hoje fazemos uma partilha que não se faz todos os dias e que nos enche de orgulho. A D. Lucinda celebra 104 anos, uma data especial e que faz dela a pessoa com mais idade da nossa freguesia", assinalou a Junta de Freguesia de Fontão, numa publicação divulgada na rede social Facebook, esta sexta-feira.
O organismo autárquico desejou à aniversariante e à sua família "muitas felicidades", além de votos de que "a sua vida continue repleta de saúde, amor, paz e felicidade".
Quem é a mulher mais velha de Portugal?...
Maria da Conceição, que é a mulher mais idosa de Portugal, assinalou o seu 113.º aniversário no passado dia 22 de dezembro. A centenária, que sempre foi apelidada de "menina", nasceu em 1912, dois anos antes da fundação do concelho de São Brás de Alportel, em Faro.
"É um testemunho vivo de mais de um século de história, tendo atravessado profundas transformações sociais, culturais e económicas em Portugal e no mundo. Na instituição onde vive, é afetuosamente tratada por ‘Rainha’, conquistando todos com o seu espírito sereno, a sua lucidez e as memórias cheias de sabedoria que partilha", escreveu o município, na rede social Facebook.
Em 2020, Maria da Conceição foi desafiada a deixar um conselho aos mais novos, por ocasião da Festa dos Centenários do concelho. A centenária foi taxativa: "Não trabalhem muito. Não se esforcem demais. Muito trabalho dá cabo do corpo."
...e do mundo?
Ethel Caterham, que completou 116 anos de vida em agosto do ano passado, tornou-se a pessoa – e a mulher – mais velha do mundo no início de maio, na sequência da morte da freira brasileira Inah Canabarro Lucas, aos 116 anos.
A britânica nasceu a 21 de agosto de 1909, em Shipton Bellinger, Hampshire, e é a segunda mais nova de oito irmãos. A sua irmã mais velha, Gladys Babilas, alcançou os 104 anos e 78 dias, tendo morrido a 9 de março de 2002, de acordo com o Guinness.
A idosa também viveu mais do que as filhas: Gem morreu no início dos anos 2000, enquanto Anne sucumbiu a um cancro, em fevereiro de 2020, aos 82 anos.
Acredita-se que Ethel seja a última pessoa nascida em 1909 que continua viva. É, além disso, a última britânica nascida antes de 1913 e a última súbdita do rei Eduardo VII. Também é uma das pessoas mais velhas a ter sobrevivido à Covid-19, que contraiu aos 110 anos, em 2020. Como se não bastasse, a centenária ultrapassou a idade de Charlotte Hughes, a 7 de abril do ano passado, que era até então a pessoa mais velha do Reino Unido nos últimos 32 anos.
Ethel confessou ao Salisbury Journal que o segredo da sua longevidade é "dizer sim a todas as oportunidades, porque nunca se sabe o que isso nos vai trazer".
"Tenha uma atitude mental positiva e coma tudo em moderação", complementou.














