Ponte da Chamusca fecha e agrava mobilidade no distrito de Santarém

  • 11/02/2026

"As cheias e a tempestade Kristin estão a afetar todo o distrito de Santarém, nomeadamente a mobilidade e a circulação rodoviária no concelho da Chamusca. A situação vem expor problemas estruturais já identificados, como a insuficiência do tabuleiro da ponte, e evidencia a necessidade urgente de concretizar o IC3 [itinerário complementar]", afirmou à Lusa o presidente da Câmara da Chamusca, Bruno Mira.

 

O fecho atual da ponte na Estrada Nacional (EN) 243 deveu-se inicialmente, na quinta-feira passada, à submersão do acesso à travessia, provocada pelo galgamento do Dique dos 20, do lado da Golegã.

A ponte reabriu na terça-feira, com a descida das águas, mas o pavimento revelou fissuras, levando as autarquias da Chamusca e da Golegã a interditar novamente a circulação e a chamar uma equipa técnica da Infraestruturas de Portugal (IP) para avaliação.

Enquanto não houver parecer técnico da IP, a alternativa mais próxima é a ponte da Praia do Ribatejo, em Constância, que liga a Vila Nova da Barquinha, mas impede a passagem de veículos pesados, limitando o transporte de mercadorias e serviços essenciais.

Segundo Bruno Mira, "desde que foram feitas obras de requalificação da ponte, o tabuleiro estreitou e dois camiões não se conseguem cruzar, causando graves constrangimentos não só ao concelho, mas a toda a região".

O presidente da Câmara sublinhou que o fecho da ponte "exponencia um problema estrutural antigo, que obriga a procurar soluções para o tráfego de veículos pesados", nomeadamente para o transporte de resíduos.

"Os camiões da RSTJ têm de fazer percursos muito maiores pela A1 e dar a volta por Santarém para chegar a Alcanena, Entroncamento ou Constância, com centenas de quilómetros adicionais e passagem por dentro de populações", notou, referindo-se à empresa de gestão e tratamento de resíduos da zona.

O problema local reflete-se numa realidade territorial mais ampla, com o distrito de Santarém a registar cerca de uma centena de estradas nacionais e municipais submersas, interditadas ou condicionadas devido às cheias do Tejo e afluentes.

O distrito de Santarém conta com várias travessias sobre o Tejo, entre as quais se destacam as pontes de Abrantes, Constância-Sul (Praia do Ribatejo), Santarém (duas) e a ponte da Chamusca, essenciais para a circulação de veículos e mercadorias entre as margens do rio.

Entre Abrantes, mais a norte, e Santarém, a sul do distrito, existem cerca de 100 quilómetros de distância, pelo que cada travessia tem um papel estratégico na circulação regional.

A ponte da Praia do Ribatejo, em Constância, é a alternativa mais próxima à ponte da Chamusca, mas apresenta restrições significativas, uma vez que, além da circulação alternada e regulada por semáforos, não permite a passagem de veículos pesados, o que limita o transporte de mercadorias e serviços essenciais e obriga a percursos muito mais longos para camiões.

Bruno Mira adiantou ainda ter já solicitado reunião com o ministro das Infraestruturas para discutir a concretização do IC3, uma infraestrutura prometida há mais de 20 anos, considerada essencial para a circulação segura de pessoas e bens entre os dois lados do Tejo.

"Temos que estar ativos no terreno e ter uma voz ativa para pressionar o Governo", reforçou.

O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, também na qualidade de presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e da Proteção Civil distrital, já havia alertado para a fragilidade das travessias e da rede viária, lembrando que as atuais intempéries apenas evidenciam problemas estruturais que vêm sendo identificados há anos.

"É fundamental que o Plano Rodoviário Nacional avance com soluções estruturais como o IC3 e o IC9 para reforçar a circulação de veículos pesados e garantir alternativas seguras em situações de cheias. Estas obras não podem continuar adiadas, pois a rede viária do distrito está sobrecarregada e vulnerável, e cada episódio de intempéries evidencia a necessidade de investimentos estruturais consistentes", defendeu.

Leia Também: Montenegro a assumir pasta da MAI? "Quis dar um sinal político"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2937761/ponte-da-chamusca-fecha-e-agrava-mobilidade-no-distrito-de-santarem#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes