Ponta Delgada assume Capital Portuguesa da Cultura com objetivo de semear o amanhã

  • 29/01/2026

O espetáculo inaugural "Deixa Passar a Vida" vai ter duas sessões no Coliseu Micaelense, uma às 11h00 locais (12h00 em Lisboa) de caráter institucional, e outra às 19h00 locais, com acesso gratuito, mediante levantamento prévio de bilhetes.

 

Com direção artística de António Pedro Lopes, o espetáculo inspira-se no poema "Ode à Paz", de Natália Correia, e visa "proporcionar ao espectador uma verdadeira imersão cultural, convocando os sentidos e criando um espaço de escuta, emoção e presença", segundo a organização da PDL26, cuja comissária é a fadista Kátia Guerreiro.

A cerimónia de abertura vai contar com a presença do presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, do presidente da Câmara de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, e do presidente da Assembleia Legislativa Regional, Luís Garcia.

Depois de Aveiro, em 2024, e Braga, em 2025, Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, será Capital Portuguesa da Cultura, um ano antes de Évora ser Capital Europeia da Cultura.

Na terça-feira, foi apresentada a programação para o primeiro trimestre da PDL26 e alguns destaques para o resto do ano, como a peça "Catarina e a Beleza de Matar Fascistas", de Tiago Rodrigues (30 de maio), o espetáculo "Os Maias", da Companhia Nacional de Bailado (26 de setembro), e a ópera "Um Baile de Máscaras", de Giuseppe Verdi, pelo Teatro Nacional São Carlos (28 de novembro).

Estão previstas dezenas de atividades para os primeiros três meses do ano, como o espetáculo "Ai, tu é que és o meu rapaz" (de Sara Ross & Quarteto Contratempus) de 04 a 06 de fevereiro ou as "Oficinas de Danças do Mundo e Chamarrita do Pico", que arrancam a 03 de fevereiro.

A 26 de fevereiro vai decorrer o concerto "O Fado", com Lina e Marco Mezquida, a 27 de fevereiro Afonso Dorido apresenta "Homem em Catarse", enquanto a 08 de março Cristina Branco sobe ao palco do Teatro Micaelense com "Mãe".

Estão ainda previstos os projetos Raiz (que pretende preservar as tradições culturais do concelho), Mica (dedicado às artes performativas para a infância) e Festivalzim! (também dedicado às crianças e que faz parte do festival Tremor).

Na apresentação da programação da PDL26, a comissária Kátia Guerreiro explicou que a capital tem como objetivo "lançar sementes para o lugar do amanhã" e promover o "acesso à cultura" de "crianças, jovens" e comunidades mais marginalizadas.

A criação da figura da Capital Portuguesa da Cultura foi anunciada pelo ex-ministro da Cultura Pedro Adão e Silva, em Lisboa, em dezembro de 2022, onde deu a conhecer a cidade vencedora da candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Leia Também: "A Providência e a Guitarra" de João Nicolau abre hoje Festival de Roterdão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2928287/ponta-delgada-assume-capital-portuguesa-da-cultura-com-objetivo-de-semear-o-amanha#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes