Pombal com inundações e cheias apela à população para evitar circular

  • 11/02/2026

Segundo Hugo Gonçalves, também comandante dos Bombeiros Voluntários de Pombal, há situações relacionadas com a subida do caudal dos rios Arunca e Anços, que está a ser monitorizada.

 

Explicando haver habitualmente zonas do concelho que têm cheias quando o caudal do rio Arunca sobe, o responsável da Proteção Civil notou, contudo, que "o que se está a passar agora" é que há locais onde se desconhecia que "eram suscetíveis de ter cheias", mas "estão a ter".

Além daqueles dois rios, Hugo Gonçalves apontou ainda o rio Cabrunca e a ribeira de Carnide, "linhas de água importantes para o concelho que estão a ser monitorizadas".

Por outro lado, o coordenador adiantou que os terrenos "estão com muita acumulação de água, já não conseguem reter a água e, obviamente, provocam muitos deslizamentos de terra, de taludas e, inclusivamente, deslizamento de vertentes", alguns com gravidade, tendo num caso obrigado à retirada de duas pessoas de uma habitação.

Quanto a inundações, sem conseguir precisar o número, Hugo Gonçalves esclareceu que "têm sido prontamente identificadas e com a ação dos bombeiros de Pombal e com o apoio de outros bombeiros", decorrem trabalhos de "remoção de água de casas, de terrenos ou de poços de pessoas que não têm eletricidade e que não conseguem retirar a água".

À população, Hugo Gonçalves pediu para que "usem as vias [rodoviárias] o menos que puderem" e só o façam "para as situações que sejam realmente necessárias e básicas".

"Evitem deslocações, mantenham-se em casa e cumpram as orientações todas da Proteção Civil e das autoridades", apelou, notando que "os deslizamentos de vertentes e de taludes e de terras e desabamentos têm sido mais visíveis nas estradas e quanto menos pessoas circularem, melhor é para a segurança delas" e para o trabalho dos bombeiros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou na terça-feira que são esperados hoje chuva e vento por vezes fortes devido à depressão Nils, que não irá afetar diretamente Portugal continental.

Em aviso laranja, entre as 06:00 e 18:00 de hoje, estão Viseu, Porto, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal e Lisboa estão, por sua vez, sob aviso amarelo de chuva, válido até às 18:00.

O IPMA colocou ainda Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco sob aviso amarelo por vento, válido entre as 12:00 e 21:00 de hoje.

Portugal continental foi atingido no dia 28 de janeiro pela depressão Kristin, a que se seguiu a Leonardo e a Marta, que causaram 15 mortos e centenas de feridos e desalojados.

Leia Também: Colapso de bacia de retenção inunda ruas no Seixal e afeta várias casas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2937695/pombal-com-inundacoes-e-cheias-apela-a-populacao-para-evitar-circular#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes