Polacos colocam Oskar Pietuszewski a caminho do FC Porto por 11 milhões
- 23/12/2025
O FC Porto estará muito perto de dar por concluída a aquisição de Oskar Pietuszewski, ponta de lança do Jagiellonia Bialystok, que, apesar dos 'tenros' 17 anos de idade, é já tido como uma das principais promessas do futebol polaco. A notícia é adiantada, esta terça-feira, pelo portal local Meczyki.
A publicação garante que a direção liderada por André Villas-Boas já terá demonstrado disponibilidade para colocar, em cima da mesa, uma proposta concreta na ordem dos 11 milhões de euros, que faria da jovem promessa a mais cara venda da história do clube, destronando Patryk Klimala, que, em janeiro de 2020, foi vendido ao Celtic por qualquer coisa como quatro milhões de euros.
A confirmar-se, Oskar Pietuszewski será o terceiro jogador polaco a reforçar os dragões no espaço de menos de meio ano, isto, depois de, no passado verão, terem chegado à Cidade Invicta, primeiro, Jan Bednarek (proveniente do Southampton, por 7,5 milhões de euros), e, depois, Jakub Kiwior (proveniente do Arsenal, a título de empréstimo).
A dupla de centrais da formação orientada pelo treinador italiano Francesco Farioli é, de resto, apontada como um dos fatores que mais pode vir a contribuir para o sucesso desta operação, assim como o facto de o emblema azul e branco ser reconhecido, a nível internacional, pela maneira como 'catapulta' jovens talentos para palcos de outra dimensão.
Barcelona, Manchester City e Chelsea também estão 'de olho'
A mesma publicação acrescenta que, além do FC Porto, também alguns dos principais clubes do futebol europeu, como é o caso de Barcelona, Manchester City e Chelsea, têm vindo a acompanhar com particular atenção a evolução de Oskar Pietuszewski, que é já um titular indiscutível, ao serviço do Jagiellonia Bialystok.
O próprio diretor desportivo do clube, Lukasz Maslowski, assumiu, ainda esta semana, numa entrevista concedida à estação televisiva polaca TVP Sport, que, tendo em conta o 'assédio' de que o avançado está a ser alvo, não será fácil segurá-lo, ainda que tenha contrato válido até junho de 2027, com mais um ano de opção.
"Estes clubes que têm vindo a perguntar por ele captaram, definitivamente, a sua imaginação. Por vezes, um jogador não quer esperar. Se for o destino certo, se for o preço certo e se todas as partes envolvidas quiserem fazê-lo, já no inverno, então, pode mesmo vir a acontecer, no inverno", começou por afirmar.
"A melhor solução seria concretizar uma transferência, no inverno, na qual o novo clube dele aceitasse mantê-lo no Jagiellonia Bialystok durante mais seis meses. Assim, ele teria a oportunidade de desenvolver as suas capacidades linguísticas, de terminar a escola, de passar no exame de condução e de lutar por algo mais, com o Jagiellonia Bialystok", concluiu.
O Jagiellonia Bialystok ocupa, neste momento, a terceira posição do campeonato polaco, com apenas menos um ponto do que a dupla de líderes formada por Wisla Plock e Górnik Zabrze, numa altura em que tem menos uma partida disputada, além de que está na luta pelo apuramento para os oitavos de final da Liga Conferência Europa.
Leia Também: Bor(j)a para o Natal a reinar. FC Porto não dá hipóteses em Alverca













