Poderá o Jeep Wrangler voltar como 100% elétrico? O que diz a marca
- 19/01/2026
Um ícone do todo-o-terreno, o Jeep Wrangler enfrenta a descontinuação na Europa, com as últimas unidades a serem entregues ao longo deste ano. Pelo menos, por agora, não sendo excluída a possibilidade de um regresso futuro.
A Auto Express noticiou em outubro passado que as encomendas no Reino Unido terminariam no fim de 2025. Na altura, o diretor de planeamento de produto da Jeep para a Europa, Marco Montepeloso, explicou àquela publicação que os regulamentos colocam em causa a compatibilidade do modelo com a Europa - incluindo "características adicionais de segurança que serão difíceis de implementar".
Em 2024, o Wrangler foi atualizado, estreando características de segurança como monitorização da atenção do condutor e airbags laterais. Mas cumprir os novos regulamentos, que passam a ter força de lei este ano para todos os modelos em comercialização, iriam - segundo o responsável - obrigar a "repensar completamente o conceito dos Wrangler".
As motorizações também não ajudam, uma vez que não estão alinhadas com os objetivos ambientais. Em Portugal e noutros mercados, há atualmente uma opção híbrida plug-in (4xe), mas no Reino Unido a motorização 100 por cento a combustão emite 269 gramas de dióxido de carbono a cada quilómetro.
Marca histórica
E se o Wrangler voltar à produção com ênfase na eletrificação? Kris Cholmondeley, diretor da Jeep para o Reino Unido, revelou à Auto Express: "Honestamente, eu não sei se poderia voltar como híbrido plug-in ou totalmente elétrico. Só conheço a marca, tem uma história tão rica, parece um desperdício perdê-la".
O responsável falou de conversas com os diretores europeu e da equipa global, havendo um desejo comum de um regresso futuro do modelo - sem uma data ou formato em concreto para que tal aconteça.
E ser um modelo eletrificado não quer dizer comprometer as capacidades todo-o-terreno do modelo, realçou o diretor-executivo Christian Meunier em 2023: "Com a próxima geração do Wrangler, queremos levar o Trail Rating a 12. A eletrificação não nos impede de fazer nada no que toca ao todo-o-terreno".
Posto isto, Marco Montepeloso admitiu que o futuro neste momento é incerto: "Digamos que estamos a explorar, mas hoje não nos podemos comprometer com nada".
A acontecer, uma nova geração poderia chegar em 2027. Com ou sem um regresso, o ponto final do Jeep Wrangler na Europa não significará a despedida ao nível global - mantendo-se noutros mercados.
Jeep Recon 2026 chega este ano
Entretanto, a Jeep tem um modelo alternativo ao Wrangler. É o Recon, cuja versão de 2026 entrará em breve em produção. Chegará, primeiro, ao Canadá e aos Estados Unidos da América - antes da expansão global prevista para o fim do ano.
É um modelo 100 por cento elétrico de tração integral, cuja potência chega aos 650 cv. Demora menos de quatro segundos dos 0 aos 100 km/h e a autonomia elétrica pode atingir os 402 km graças à bateria de 100 kWh.














