Poderá nevar no Alto Alentejo e Algarve. O que Ingrid trará a Portugal?
- 21/01/2026
A depressão Ingrid vai fazer-se sentir em Portugal continental nos próximos dias - e já a partir de quinta-feira - com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a prever que traga chuva, neve, vento e agitação marítima. E pode mesmo nevar no Alto Alentejo e "nos pontos mais altos da serra de Monchique, no Algarve".
O IPMA, em comunicado publicado esta quarta-feira, dia 21, assinala que "na tarde de quinta-feira, dia 22, prevê-se a passagem de um sistema frontal associado a esta depressão, com períodos de chuva, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros a partir da noite, que poderão ser por vezes de granizo e acompanhados de trovoada, situação que se prolongará até sábado, dia 24".
A precipitação "irá ocorrer sob a forma de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro acima de 600 metros de altitude, podendo temporariamente descer a cota até 400/500 metros, em particular entre o final da tarde de sexta-feira, dia 23, e o final da manhã de sábado, dia 24", sendo que a "acumulação de neve será significativa nas serras destas regiões, com valores que poderão atingir 25 cm até sábado, dia 24".
"Contudo", prossegue o IPMA "não se descarta a possibilidade de ocorrer queda de neve, embora em menor quantidade, na serra de S. Mamede e Marvão (Alto Alentejo) e nos pontos mais altos da serra de Monchique (Algarve)".
Já quanto ao vento, este "irá intensificar a partir do final da tarde de dia 22, soprando do quadrante oeste, por vezes com rajadas da ordem de 70 a 90 km/h no litoral oeste e 80 a 100 km/h nas terras altas" e a agitação marítima "será forte, com ondas de noroeste com 6 a 8 metros de altura significativa na costa ocidental entre os dias 22 e 25, podendo atingir 15 metros de altura máxima".
Avisos amarelo, laranja e... vermelho
Na mesma nota, hoje emitida, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera salienta que, "devido a esta situação, já foram emitidos avisos amarelo de precipitação e rajada, laranja de neve e vermelho de agitação marítima, que irão ser atualizados ao longo dos próximos dias, aconselhando-se o seu acompanhamento."
Os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar no sábado sob aviso vermelho devido à agitação marítima. O nível mais grave do IPMA estará em vigor entre as 03h00 e as 19h00.
Os mesmos distritos entram antes em aviso laranja e Faro (na costa ocidental), Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja já estão sob aviso amarelo.
Já Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja devido à queda de neve.
Por sua vez, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram esta quarta-feira para um agravamento significativo das condições meteorológicas e da agitação marítima em Portugal continental, entre amanhã e domingo, recomendando medidas de precaução à população e às comunidades marítimas.
Numa nota publicada na sua página da Internet, a AMN informa que o agravamento das condições do mar e do vento deverá acontecer a partir das 18h00 de quinta-feira e prolongar-se até às 18h00 de domingo.
Leia Também: Depressão Ingrid: Como proteger o carro e conduzir em segurança















