"Pode aparecer um gigante e levar Luis Suárez do Sporting"
- 26/01/2026
Aos 28 anos de idade, Luis Suárez está já a realizar aquela que é a segunda temporada mais produtiva de toda a carreira, com 24 golos (e quatro assistências) ao cabo de 31 jogos com a camisola do Sporting, isto é, apenas menos sete dos que marcou no 43 em que representou o Almería, na campanha anterior.
Um registo impressionante, ainda para mais, naquela que é a primeira época em Portugal, mas que, ainda assim, não apanha de surpresa quem melhor o conhece, como é o caso de João Gonçalves, diretor desportivo do emblema do segundo escalão do emblema espanhol, e que negociou a sua saída para o Estádio José Alvalade, no passado mercado de transferências de verão.
"Não sei quanto tempo vai ficar no Sporting, porque pode aparecer um gigante e levá-lo. É um jogador diferente, trabalha muito. Chegou a jogar lesionado, aqui, os médicos diziam que não devia jogar e ele jogava no limite. Vai deixar marca no Sporting e será titularíssimo da seleção colombiana no Mundial", afirmou.
Em declarações prestadas à edição desta segunda-feira do jornal O Jogo, o dirigente levantou, ainda, o 'véu' sobre as negociações com os leões: "Caros são os que não cumprem os objetivos. Nunca me preocupei com a introdução de variáveis no acordo com o Sporting porque sabia perfeitamente que o Luis iria atingir todos os objetivos".
Afinal, quanto custou Luis Suárez ao Sporting?
No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a 28 de julho, aquando da apresentação de Luis Suárez enquanto reforço do plantel às ordens de Rui Borges, o Sporting fez saber que pagou 22,1 milhões de euros ao Almería, num acordo que previu, ainda, 5,2 milhões de euros em bónus dependentes do seu rendimento.
A mesma publicação acrescenta que, neste momento, duas dessas alíneas foram já cumpridas. Uma seria ativada assim que cumprisse 20 jogos como titular (com mais de 45 minutos em campo), e a outra quando superasse a participação direta em 25 golos (neste momento, com assistências 'ao barulho', o total é de 28).
Significa isto que a direção liderada por Frederico Varandas já teve de desembolsar mais 1,5 milhões de euros, fazendo o 'bolo' total ascender aos 23,6 milhões de euros. No entanto, a fatura dificilmente ficará por aqui, visto que o entendimento prevê novas tranches a cada 20 partidas nas já referidas condições, até um máximo de 80.
Quanto aos restantes prémios, irão depender, não só do sucesso individual do internacional colombiano (mais concretamente, se se sagrar o melhor marcador da I Liga), como também do coletivo verde e branco (neste caso, se este conquistar o título de campeão nacional ou se apurar para a Liga dos Campeões).
Liga dos Campeões no horizonte
Luis Suárez está num momento de forma 'diabólico', visto que, só nos dois últimos jogos, marcou quatro golos, que permitiram ao Sporting levar de vencida, primeiro, o 'todo-o-poderoso' Paris Saint-Germain, no Estádio José Alvalade, por 2-1, e, depois o Arouca, na difícil deslocação à Serra da Freita, por 1-2.
Agora, o avançado vira todas as atenções para a deslocação a San Mamés, onde os leões terão pela frente o Athletic Bilbao, na próxima quarta-feira, pelas 20h00 (hora de Portugal Continental), em encontro a contar para a oitava e última jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.
Leia Também: Arouca-Sporting teve mais 1' do que devia? O que explica golo de Suárez













