PM cabo-verdiano destaca avanços e define metas sociais e económicas para 2026

  • 24/12/2025

Praia, 24 dez 2025 - O primeiro-ministro cabo-verdiano destacou hoje os resultados positivos alcançados pelo país neste ano e anunciou medidas sociais para 2026, incluindo o aumento do salário mínimo e da pensão social, esta última a entrar em vigor já em janeiro.

"Neste ano que está prestes a terminar, provámos ao mundo que, quando Cabo Verde acredita, consegue", afirmou Ulisses Correia e Silva, na tradicional mensagem de Natal, destacando que o arquipélago foi graduado como país de Rendimento Médio Alto e classificado como o segundo mais estável de África.

O chefe do Governo sublinhou ainda que, pela primeira vez, o país está presente no Campeonato do Mundo de Futebol e que a economia recuperou, registando crescimento robusto.

"É este Cabo Verde positivo que quero partilhar consigo, que enfrentou 'crises graves', superou e continua a caminhar com confiança", afirmou.

Ulisses Correia e Silva apontou que a taxa de desemprego atingiu o "nível mais baixo de sempre", e que o país está no caminho para a eliminação da pobreza extrema em 2026.

"Para avançarmos, todos temos de puxar na mesma direção, garantindo mais crescimento económico, a redução do desemprego e da pobreza, e protegendo a democracia, a estabilidade e a boa governação", acrescentou.

Para 2026, o Governo vai avançar com a fixação do salário mínimo nacional em 25 mil escudos (226,73 euros), a aplicar em 2027, e aumentar a pensão social dos idosos para sete mil escudos (63,48 euros) a partir de 01 de janeiro.

O primeiro-ministro disse que milhares de funcionários públicos continuarão a ver os seus salários melhorados com a implementação do Plano de Carreira, Funções e Remunerações (PCFR) e que será executado um forte programa de habitação jovem, com a construção de mais 1.000 casas sociais previstas no Orçamento do Estado.

Além disso, vários jovens terão acesso ao ensino superior, à formação profissional e ao empreendedorismo, e será concluída uma série de infraestruturas em execução, como estradas, centros de saúde e sistemas de abastecimento de água.

"Vamos atingir 35% de produção de eletricidade a partir de energias renováveis. Arrancarão investimentos importantes nos portos e aeroportos, e os transportes aéreos e marítimos terão melhorias significativas", acrescentou.

"O caminho ainda é longo, nem tudo está perfeito, mas já percorremos muito e temos de continuar com determinação. O desafio é duplicar o potencial de crescimento económico e colocar Cabo Verde no patamar de País de Rendimento Alto", concluiu.

 

RS // MAG

Noticias Ao Minuto/Lusa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/ultima-hora/2909503/pm-cabo-verdiano-destaca-avanos-e-define-metas-sociais-e-econmicas-para-2026#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes