PM albanês anuncia que participará na reunião do Conselho de Paz de Trump

  • 15/02/2026

"Estarei em Washington para a criação oficial do Conselho de Paz e o lançamento das atividades desse conselho", disse numa entrevista ao podcast albanês Flasim.

 

O órgão liderado por Donald Trump foi concebido para pôr fim à guerra na Faixa de Gaza, mas a sua carta atribuiu-lhe um objetivo muito mais amplo: a resolução de conflitos armados em todo o mundo.

A primeira reunião está prevista para 19 de fevereiro, em Washington.

Os membros permanentes do Conselho de Paz devem pagar mil milhões de dólares (854,3 mil milhões de euros) para aderir, o que suscita críticas de que o Conselho poderia se tornar uma versão "paga" do Conselho de Segurança das Nações Unidas - ONU.

Donald Trump lançou o seu Conselho de Paz no Fórum Económico Mundial de Davos, em janeiro, e pelo menos 19 países assinaram a sua carta fundadora.

Edi Rama, no entanto, já indicou que o seu país não pagará para ser membro permanente da iniciativa: "A Albânia tem o privilégio de ser um Estado fundador e não contribuirá financeiramente para aderir ou permanecer".

Alguns países, incluindo Croácia, França, Itália, Nova Zelândia e Noruega, recusaram aderir, e outros declararam que só poderiam considerá-lo se a sua carta fosse alterada.

Portugal só irá aderir ao Conselho de Paz criado pelo Presidente norte-americano se o âmbito da organização se cingir ao conflito israelo-palestiniano, afirmou, por seu turno, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

"O 'Board of Peace' [Conselho de paz] é perfeitamente enquadrável se se restringir a Gaza", afirmou Paulo Rangel numa conferência sobre "O futuro da segurança da Europa".

A organização "foi proposta pelos Estados Unidos para este conflito israelo-palestiniano, gostaríamos que se cingisse a isso", reforçou, lembrando que a posição é seguida por outros Estados, incluindo o Brasil.

Criado oficialmente a 22 de janeiro, o Conselho de Paz foi anunciado como um organismo com o objetivo de aplicar o plano de Washington para pôr fim à guerra na Faixa de Gaza, mas o tratado fundador revela um mandato muito mais vasto, apresentando-se como uma organização alternativa às Nações Unidas.

Presidido por Donald Trump, o Conselho de Paz enviou convites de adesão a vários países, sendo que o preço de um lugar permanente é de mil milhões de dólares.

Trump tem sido muito crítico da ONU, criada em 1945, no rescaldo da II Guerra Mundial, que conta atualmente com 193 Estados-membros.

Leia Também: Após 11 meses de proibição, Albânia anuncia regresso do TikTok no país

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939895/pm-albanes-anuncia-que-participara-na-reuniao-do-conselho-de-paz-de-trump#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes