Plano de paz para a Ucrânia? "Ainda há trabalho a ser feito", diz Rubio

  • 30/11/2025

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, destacou, este domingo, na Florida, conversas produtivas durante a reunião entre as deleções americana e ucraniana, a propósito do plano de paz para pôr fim à guerra na Ucrânia, notando que "ainda há trabalho a ser feito".

 

Após o encontro entre as delegações, Marco Rubio falou aos jornalistas, citado pelo The New York Times, e salientou conversas produtivas, sublinhando que esta reunião deu continuidade às conversas já realizadas em Genebra, na Suíça, no início do mês.

"Ainda há trabalho a ser feito, mas a reunião de hoje foi muito produtiva e útil", reconheceu, adiantando que é um assunto "delicado". "É complicado. Há muitas variáveis ​​envolvidas e, obviamente, há outra parte envolvida [Rússia] que terá de fazer também parte da equação e isso continuará ao longo desta semana."

"Acredito que fizemos progressos adicionais", apontou.

A este respeito, referiu que o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, irá viajar para Moscovo na próxima semana, acrescentando que tem estado "em contacto, em diferentes graus, com o lado russo", pelo que está bastante familiarizado "com as suas perspetivas".

Manifestou ainda otimismo quanto à possibilidade de se chegar a um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia, "especialmente tendo em conta o entendimento mútuo de que não se trata apenas de acabar com a guerra".

"Trata-se de garantir o futuro da Ucrânia, um futuro mais próspero construído sobre o que alcançámos hoje", observou.

Por seu turno, o chefe do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, afirmou que o país estava grato pelo "trabalho extraordinário" dos Estados Unidos e pelo "apoio incondicional".

Umerov, também em declarações à imprensa, caracterizou a reunião como tendo sido "produtiva e bem-sucedida", não adiantando mais o assunto.

Já uma fonte próxima da delegação ucraniana adiantou à agência France-Presse (AFP) que as negociações não foram fáceis. 

"O processo não é fácil porque a busca por soluções continua", disse a fonte, referindo, no entanto, que a discussão foi "construtiva" e que "todos desejam um resultado concreto para ter matéria para negociações futuras entre os Estados Unidos e a Rússia".

Recorde-se que enviados de Kyiv e representantes norte-americanos estiveram reunidos na Florida, nos Estados Unidos (EUA), para discutir o plano de paz impulsionado por Washington para a guerra na Ucrânia, iniciada pela Rússia em fevereiro de 2022.

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, e Jared Kushner, genro do Presidente Donald Trump, estiveram presentes na reunião.

A delegação da Ucrânia foi liderada pelo secretário do Conselho para a Segurança da Ucrânia, Rustem Umerov.

Outra fonte adiantou à AFP que os norte-americanos, durante as discussões, queriam que "os pontos finais (do plano) fossem acordados e pudessem ir para Moscovo".

"A formulação dos pontos é complicada, principalmente no que diz respeito aos territórios porque os norte-americanos se veem exclusivamente como mediadores e não como uma parte" que apoia Kyiv, acrescentou esta outra fonte.

"Por isso, encontrar uma formulação aceitável é problemático", continuou, insistindo que todos estão a tentar ser construtivos e encontrar uma solução.

A mesma fonte afirmou ainda que os representantes norte-americanos estavam a exercer "alguma pressão" sobre os negociadores ucranianos para que aceitassem um acordo.

Há 10 dias, os Estados Unidos apresentaram um plano de 28 pontos destinado a pôr fim ao conflito desencadeado pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

O plano de paz de Washington divulgado em meados de novembro, que incluía as principais exigências de Moscovo, foi inicialmente bem acolhido pelo Kremlin, mas sofreu alterações no seguimento de negociações entre norte-americanos, ucranianos e europeus em Genebra, Suíça.

A versão inicial do plano levantou fortes preocupações em Kyiv por incluir medidas como a cedência de territórios, a redução das Forças Armadas ucranianas e a renúncia à adesão à NATO.

De notar que o presidente ucraniano Volodymyr Zelenksy viaja amanhã para Paris, onde irá encontrar-se com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron. 

[Notícia atualizada às 21h34]

Leia Também: Começou reunião entre delegações ucraniana e americana sobre "paz justa"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2897362/plano-de-paz-para-a-ucrania-ainda-ha-trabalho-a-ser-feito-diz-rubio#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes