Planeamento e previsões do Programa Ferrovia 2020 foram "irrealistas"

  • 12/02/2026

Num comunicado, a entidade indicou que "até ao final de 2024, a execução financeira global atingiu os 1.880 milhões de euros, o que representa uma taxa de execução de 69,1% face à previsão inicial do Programa e de 91,9% face à previsão ajustada posteriormente pela Infraestruturas de Portugal (IP)".

 

Segundo o TdC, "a taxa de realização física global fixou-se nos 65% face à previsão inicial e de 88,5% face ao planeamento ajustado", indicando que o planeamento inicial e a previsão ajustada se tinham mostrado "irrealistas".

"O programa deveria ter sido executado até 2021, sendo que a grande maioria das intervenções deveria estar concluída antes de 2020, mas o relatório revela que o desvio na execução do Programa já se situa em cinco anos, estando agora previsto pela IP que a sua conclusão possa ocorrer em 2027", indicou.

Segundo o TdC, a auditoria concluiu que "o desfasamento entre o planeamento do F2020 [Ferrovia 2020] e a sua concretização resultou de um conjunto de constrangimentos, tanto internos como externos à IP", indicando que entre os fatores internos, a auditora "aponta o planeamento inicial demasiado otimista e as limitações de capacidade da própria entidade".

Já na vertente externa, "foram identificadas diversas fragilidades, nomeadamente, a falta de capacidade do mercado e dos projetistas, as sucessivas revisões de projetos, as discrepâncias em processos de contratação, a litigância pré-contratual e os contratempos em vários licenciamentos".

Segundo o TdC, "em sede de contraditório, a IP referiu ainda a complexidade inerente à contratação pública deste tipo de empreendimentos, cujo prazo típico, desde a conceção até à entrada em serviço, ultrapassa os seis anos".

O Tribunal de Contas apontou ainda "a ultrapassagem dos prazos de execução das empreitadas (em média, o dobro do previsto)" o que denota, salientou, "problemas ao nível do planeamento dos processos aquisitivos e de gestão da obra, com potenciais reflexos nos custos totais das empreitadas", mas também na "restrição da concorrência" visto que as "derrapagens de prazo indiciam a adjudicação de propostas com prazos de execução irrealistas".

O TdC indicou que "o F2020 previa a intervenção de um total de 1.193 quilómetros de via ferroviária, sendo os Corredores Internacionais do Norte e do Sul os mais extensos com 380 km e 280 km, respetivamente".

Assim, "estes dois corredores foram os que apresentaram o melhor desempenho em termos de execução financeira (98,8% e 97,6%, respetivamente)", sendo que em termos físicos, a execução situou-se nos cerca de 97%, rematou. 

Leia Também: PRR? Portugal conta oito suspeitas de fraude comunicadas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2938448/planeamento-e-previsoes-do-programa-ferrovia-2020-foram-irrealistas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes