PJ investiga tiroteio na Póvoa de Lanhoso. Família cigana faz acusações

  • 28/12/2025

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar um tiroteio que ocorreu em Friande, na Póvoa de Lanhoso, contra uma habitação arrendada por uma família de etnia cigana, na tarde de sexta-feira. Uma das residentes recorreu às redes sociais para deixar acusações contra o proprietário, que terá instado a família a sair "a bem ou a mal".

 

Segundo a denúncia da família, que estava no imóvel há uma semana, o senhorio ficou a saber através de terceiros que os residentes eram de etnia cigana, exigindo que abandonassem o imóvel. "A minha sogra arrendou uma casa e pagou a renda. Passado uma semana, quando já estávamos lá, [o senhorio] disse que a casa não estava legal. […] Admitiu que era por sermos de etnia cigana", relatou uma das moradoras.

A mulher contou ainda que o proprietário cortou o abastecimento de água, pressionando a que a família deixasse a habitação de imediato.

Na sexta-feira, segundo o relato, "três carros da família" do proprietário acorreram ao local "com armas, com paus, com tudo" e "andaram aos tiros dentro de casa". Além dos danos visíveis na habitação, o veículo no qual seguia o marido de uma das moradoras também foi atingido.

Notícias ao Minuto Estragos no interior da habitação© Reprodução/Facebook  

"Foram diretamente ao meu marido. Ele tentou fugir e eles dispararam dois tiros contra o capô e atiraram-lhe com um pau. A carrinha foi abaixo, mas ele conseguiu fugir. [...] As crianças tiveram de se esconder debaixo da cama. […] Bateram no meu cunhado, com 14 anos", referiu a mulher, que disse que lhe tiraram o telemóvel e que a agrediram na mão, com uma das armas.

A residente, que ficou "sem casa" e apenas "com a roupa do corpo", garantiu que o ataque foi "uma tentativa de homicídio". "Vieram para nos matar. Foi um fim do mundo", disse.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia Judiciária (PJ) foram acionadas. O Notícias ao Minuto contactou ambas as autoridades, tendo a PJ dado conta de que está "a investigar um tiroteio que ocorreu" naquele local. Até ao momento, a GNR não prestou quaisquer esclarecimentos.

"Não são só os ciganos que têm de cumprir a lei. Ventura terá de cumprir"

A fundadora da Associação Rizoma, Vanessa Lopes, disse, esta segunda-feira, que "não são só os ciganos que têm de cumprir a lei", depois de o Tribunal Local Cível de Lisboa ter condenado André Ventura a "retirar, no prazo de 24 horas, todos os cartazes que colocou na via pública e nas diversas localidades do país com a menção 'os ciganos têm de cumprir a lei'".

Daniela Filipe | 18:14 - 22/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2910652/pj-investiga-tiroteio-na-povoa-de-lanhoso-familia-cigana-faz-acusacoes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes