PJ faz buscas na Câmara Municipal de Mirandela. Há seis arguidos
- 16/12/2025
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real, levou a cabo, esta terça-feira, uma operação policial que visa a execução de mandados de busca na Câmara Municipal de Mirandela e em várias empresas.
Em causa está "a eventual prática de crimes de prevaricação, participação económica em negócio e violação das regras urbanísticas, na qual foram constituídos seis arguidos", refere a PJ em comunicado enviado às redações.
As suspeitas estão relacionadas com "procedimentos de contratação pública na área do urbanismo", lê-se na mesma nota, que acrescenta que "foram já localizados e apreendidos elementos probatórios relacionados com os ilícitos em investigação".
O inquérito é tutelado pelo Ministério Público, mais concretamente pelo DIAP (Departamento de Investigação e Ação Penal) do Porto.
"Câmara Municipal prestará todas as informações"
O município de Mirandela, num comunicado enviado à Lusa, esclareceu que em causa estão "cinco inquéritos relativos a processos de recursos humanos, contratação pública e urbanismo, que abrange um período iniciado em 2013".
A câmara revelou ainda entre os seis arguidos está o atual vereador com o pelouro do urbanismo e técnicos desta divisão municipal.
No entanto, o presidente do município, Vítor Correia, disse ter "total confiança política no seu executivo e confiança funcional nos serviços municipais" e está convicto de que a câmara "em todos os casos em investigação procedeu com ética, rigor e legalidade".
"A Câmara Municipal prestará todas as informações que forem solicitados sobre o inquérito em curso. Além de ser normal a colaboração com a justiça, consideramos que é do interesse do Município o total esclarecimento dos casos em inquérito", sublinhou, rematando que aguarda com "absoluta tranquilidade a conclusão dos inquéritos, e até essa ocasião, a Câmara Municipal não tomará qualquer outra posição".
[Notícia atualizada às 18h53]
Leia Também: Preventiva para quatro dos cinco detidos por tráfico de droga em Mirandela













