PJ detém médica que prescreveu Ozempic a falsos diabéticos
- 19/11/2025
A Polícia Judiciária deteve uma médica endocrinologista suspeita de receitar medicamentos antidiabéticos para fins de emagrecimento.
A suspeita, que a CNN diz tratar-se de Graça Vargas, receitava medicamentos como o Ozempic, Victoza e Trulicity para doentes alegando que se tratavam de pacientes diabéticos. Contudo, os medicamentos eram receitados para fins de emagrecimento.
Em causa, refere a PJ em comunicado, estão os crimes de burla qualificada e falsidade informática, sendo que com este esquema a médica terá lesado o Estado Português em cerca de 3 milhões de euros.
O consultório da médica está a ser alvo de buscas por parte da PJ do Porto nesta manhã de quarta-feira.
A médica em causa é a principal suspeita desta investigação, considerando-se que a sua ação visava a obtenção de elevados lucros, com a consequente delapidação de recursos do erário público e com prejuízo para o bom funcionamento das instituições e da saúde pública em geral
Segundo a investigação, o esquema da profissional passava por emitir receitas a utentes que queriam emagrecer fingindo que eram diabéticos para terem comparticipação do Estado. A médica terá emitido receias num valor total de 9 milhões de euros.
A Polícia Judiciária recorda que a comparticipação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para este tipo de medicação pode atingir os 95% do seu valor, se o doente for de facto diabético, pelo que ao prescrever estes medicamentos as pessoas que não padecem da doença, através de introdução de dados falsos no software de prescrição.
Os suspeitos provocaram um prejuízo ao Estado Português que poderá ascender cerca de três milhões de euros, por via do pagamento de taxas de comparticipação, obtidas de forma fraudulenta.
As autoridades recolheram, ainda, fortes indícios da participação de duas médicas, um advogado e uma clínica médica no referido esquema.
As buscas visaram a residência dos principais suspeitos, um escritório de advogados, um estabelecimento de saúde e a sede de duas empresas, em Albufeira e no Funchal, que tudo leva a crer ser de “fachada”, assim como a gabinetes de contabilidade em Santa Maria da Feira e Lousada.
Recorde-se que as canetas de Ozempic apareceram como parte do tratamento da diabetes tipo 2, mas rapidamente começaram a ser usadas para perder peso de forma quase milagrosa.
Leia Também: Canetas de Ozempic: "Ideia de emagrecer de um dia para o outro é mito"













