PJ ajudou a realizar sonho de Afonso, "uma criança muito especial"
- 16/02/2026
A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, ajudou a realizar o sonho de Afonso, "uma criança muito especial", que espera "um dia ser polícia ou integrar uma força especial".
O sonho foi cumprido através da associação Make-a-Wish, que, ao início, sabia que "o grande desejo" de Afonso "era ter um novo computador, que o ajudaria na escola e nos seus tempos livres, podendo praticar um dos seus hobbies favoritos".
"Atualmente, o Afonso tem de partilhar um computador com a sua família e este já não tem a capacidade de suportar alguns dos seus jogos favoritos. Assim, um novo computador viria concretizar um desejo de longa data!", explicou a associação numa nota publicada no seu site.
Mais tarde, a Make-a-Wish descobriu a "paixão e sonho do Afonso pelo mundo da investigação e segurança" e quis "juntar os seus dois universos favoritos".
"Assim sim, seria o dia perfeito para o Afonso! Com o apoio do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, o Wish Kid pôde fazer parte da Polícia Judiciária por um dia e viver uma experiência inesquecível!", destacou a nota.
Afonso, "um jovem divertido, alegre e muito comunicativo", foi "calorosamente" recebido pela Polícia Judiciária e "rapidamente se sentiu parte da equipa".
O menino "equipou-se a rigor" e teve o seu próprio distintivo, com direito a uma visita guiada pelas instalações e a uma explicação detalhada de cada procedimento.
No final, depois de um "lanche delicioso" preparado pela PJ, "Afonso recebeu um embrulho Make-A-Wish e soube imediatamente o que era". "Desembrulhou a caixa rapidamente e sorriu quando viu o tão desejado computador! Por fim, tinha um computador só seu e não podia estar mais feliz. O fim perfeito para um dia incrível!", sublinhou a associação.
"Convicta da seriedade da Missão, e com todo o empenho, a Polícia Judiciária, através da Make-A-Wish, ajudou a realizar o desejo de Afonso. A Polícia Judiciária fazia parte do seu imaginário, motivo mais do que válido para se organizar prontamente visita. Com a melhor das receções no Departamento de Investigação Criminal da Guarda, o Afonso teve a oportunidade de perceber a atividade, o dia a dia operacional e conversar perto de toda a equipa. Durante o dia, todos os esforços da PJ foram acionados para tornar esta experiência especial, inesquecível e inspiradora", indicou a equipa do Departamento de Investigação Criminal da Guarda na nota.
"Foi com enorme satisfação que juntos realizámos este desejo! Foi humanamente gratificante, para todos os funcionários deste DIC, terem recebido o Afonso nas nossas instalações. Afonso, obrigado pelo entusiasmo contagiante!", acrescentou.
Leia Também: Português de 26 anos extraditado para o Reino Unido por homicídio













