Pinto Luz expressa solidariedade e disponibiliza apoio
- 19/01/2026
"O acidente ferroviário que aconteceu em Espanha, na Andaluzia, é uma tragédia. Enviei ao meu homólogo espanhol a minha solidariedade, assim como a disponibilidade das entidades portuguesas para, no quadro da cooperação institucional e técnica entre os dois países, prestar o apoio e a colaboração que venham a ser considerados úteis", escreveu Miguel Pinto Luz numa publicação na rede social X.
O governante acrescentou: "Neste momento, os nossos pensamentos estão com as vítimas, os seus familiares, os profissionais envolvidos e todo o povo espanhol".
Pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas no acidente ocorrido no domingo com dois comboios de alta velocidade em Córdoba, sul de Espanha, segundo o mais recente balanço das autoridades.
O acidente ocorreu no município de Adamuz (Córdoba) e envolveu dois comboios de alta velocidade, um da empresa privada Iryo (que tinha como destino Madrid), e outro da empresa pública Renfe (que seguia em sentido contrário, para Huelva, perto da fronteira com Portugal, com o Algarve).
Os três últimos vagões do comboio Iryo descarrilaram e invadiram outra via, onde circulava o comboio da Renfe.
O comboio da companhia Iryo, que tinha partido de Málaga às 18:40 de domingo com destino a Puerta de Atocha (Madrid) com 317 pessoas a bordo, descarrilou às 19:39 locais, mais uma hora do que em Lisboa, e invadiu a via contígua, pela qual circulava, nesse mesmo momento, outro comboio da Renfe com destino a Huelva, que também descarrilou.
Os vagões do comboio da Iryo colidiram com os dois primeiros vagões do comboio da Renfe, que foram projetados e caíram por um aterro de cerca de quatro metros.
Leia Também: Marques Mendes? "Na pole position para chegar à 2.ª volta", diz Pinto Luz













