Pinto Luz destaca "total sucesso" da TAP na "atualização" dos A320
- 30/11/2025
O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, destacou, este domingo, que "a atualização preventiva de toda a frota afetada pelo alerta emitido pela EASA para aeronaves da família A320", onde a TAP estava inserida, foi concluída com "total sucesso".
"A TAP concluiu hoje, com total sucesso, a atualização preventiva de toda a frota afetada pelo alerta emitido pela EASA para aeronaves da família A320. Todas as aeronaves foram intervencionadas sem cancelamentos e com atrasos inferiores a duas horas, garantindo a continuidade da operação com o mínimo impacto para os passageiros", escreveu nas suas redes sociais.
O governante explicou que "o alerta surgiu após a Airbus identificar uma vulnerabilidade nos computadores de controlo de voo (ELAC), relacionada com a possibilidade de radiação solar intensa corromper dados críticos".
Desta forma, "em coordenação com a Airbus, a EASA emitiu uma Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência, tornando obrigatória a atualização antes do próximo voo – uma medida preventiva para assegurar os mais elevados padrões de segurança".
"A resposta rápida, coordenada e tecnicamente rigorosa da TAP demonstra a excelência operacional da companhia e o profissionalismo das suas equipas. Engenharia, manutenção e o Centro Integrado de Controlo (IOC) atuaram de forma exemplar, adaptando processos, reorganizando a operação e executando todas as alterações necessárias com precisão e eficiência", salientou.
Miguel Pinto Luz destacou ainda que, "com uma operação complexa e estratégica para o país, a TAP reafirma a sua responsabilidade e o compromisso com a segurança".
"A rede deverá estar totalmente normalizada ainda hoje, evidenciando a resiliência da companhia e a capacidade de resposta do setor", afirmou.
O ministro das Infraestruturas saudou "o trabalho extraordinário de todos os profissionais envolvidos", notando que "esta ação preventiva reforça o compromisso coletivo em garantir operações fiáveis, seguras e à altura das expectativas dos passageiros e do país".
"A aviação continua a voar tendo a segurança como primeira prioridade, e Portugal continua a contar com equipas que estão na linha da frente desse padrão", concluiu.
TAP conclui atualização do software dos A320: "Feito extraordinário"
A TAP, recorde-se, já havia anunciado que tinha concluído a atualização do software de controlo de voo dos seus aviões A320, após problemas detetados pela Airbus, num total de 41 aeronaves impactadas, sem disrupção da operação, anunciou hoje a companhia aérea.
"A TAP já concluiu a atualização de toda a sua frota impactada, num total de 41 aeronaves", avançou a companhia aérea em comunicado, salientando que o processo decorreu "sem disrupção da operação e mantendo sempre a segurança de passageiros e tripulações".
A transportadora, que informou no sábado estar em curso a atualização do 'software' de controlo de voo dos seus aviões A320, salientou o "feito extraordinário só conseguido graças à proatividade, coordenação e dedicação ímpares" das suas equipas da Manutenção & Engenharia e do Centro de Controlo Operacional.
O que aconteceu?
A Airbus anunciou na sexta-feira a recolha de aproximadamente 6.000 aviões A320 para a substituição urgente do 'software' de controlo de voo, devido a problemas causados pela exposição à radiação solar.
Em comunicado, a fabricante aeronáutica informou ter solicitado a todas as companhias aéreas clientes que utilizam este 'software' para suspenderem "imediatamente os seus voos", após a análise de um incidente técnico ocorrido em 30 de outubro num voo da JetBlue entre Cancún, no México, e Newark, perto de Nova Iorque, quando uma aeronave teve de realizar uma aterragem de emergência em Tampa, na Florida.
O Airbus A320, que entrou ao serviço em 1988, é a aeronave mais vendida no mundo. Em setembro, a Airbus destronou o Boeing 737, da fabricante norte-americana Boeing, cuja primeira unidade foi entregue em 1968.
No final de setembro, a Airbus tinha entregado 12.257 aviões A320 (incluindo versões de classe executiva), em comparação com 12.254 Boeing 737.
Leia Também: Airbus envia técnico a Istambul: Avião do Papa é um A320














