Pietuszewski já entusiasma FC Porto: "Sofreu penálti, causou expulsão..."
- 19/01/2026
José Fernando Rio, candidato derrotado por Jorge Costa nas eleições para a presidência do FC Porto, em 2020, não poupou, esta segunda-feira, nos elogios tecidos a Oskar Pietuszewski, depois de uma "estreia auspiciosa" de dragão ao peito, no triunfo 'arrancado a ferros', no Estádio Dr. Afonso Henriques, sobre o Vitória SC, por 0-1.
"Sofreu uma falta para penálti, sofreu uma ou outra falta que deu lugar à expulsão de um jogador do Vitória SC... É um jogador jovem, de 17 anos, que nem contrato profissional ainda tem, e entrou cheio de atitude, com muita coragem, para ir para cima dos adversários", começou por afirmar, em declarações prestadas à Antena 1.
"Realmente, é extraordinário, porque estas duas últimas aquisições do FC Porto para esta temporada têm funcionado e têm-se revelado apostas certeiras. Vamos ver se esta confirma os bons sinais iniciais", acrescentou, colocando a jovem promessa polaca no mesmo 'saco' de Thiago Silva.
O avançado, recorde-se, chegou ao FC Porto proveniente do Jagiellonia Bialystok, a troco de uma verba na ordem dos dez milhões de euros. Já o defesa-central brasileiro, regressou ao Dragão (onde já tinha representado a equipa B, em 2005), a 'custo zero', após o final do contrato que mantinha com o Fluminense.
"O FC Porto tem sido sempre operário, não foi só contra o Vitória SC"
José Fernando Rio enalteceu, ainda, a maneira como o FC Porto trabalhou no sentido de levar de vencida o Vitória SC, ainda que o golo que 'desequilibrou a balança', em Guimarães, tenha surgido apenas a cinco minutos dos 90, na sequência de uma grande penalidade convertida pelo internacional argentino Alan Varela.
"O FC Porto tem sido sempre operário, não foi só ontem, no jogo com o Vitória SC. Acho que uma das caraterísticas do FC Porto é o trabalho, precisamente. É a abnegação, é o esforço, é deixar tudo em campo, e, ontem, foi mais um exemplo dessa atitude do FC Porto", analisou, a propósito do jogo 'cabeça de cartaz' da 18.ª jornada da I Liga.
"Obviamente, não dominou o jogo, ou, pelo menos, não dominou a sua grande parte, mas teve sempre o jogo controlado, portanto, acho que a vitória do FC Porto, sendo difícil e não sendo, de facto, um futebol espetáculo, foi uma grande vitória", completou.
"Os adversários dão tudo para derrotar o FC Porto"
A terminar, o empresário virou baterias para a receção ao Gil Vicente, que está agendada para as 20h15 (hora de Portugal Continental) da próxima segunda-feira. Em caso de vitória, a equipa orientada por Francesco Farioli alcançará os 55 pontos conquistados em 57 possíveis, o que reforçará a liderança isolada da I Liga.
"Este feito será sempre histórico, a acontecer, porque este campeonato, apesar da vantagem que o FC Porto tem, não tem sido fácil. Os adversários dão tudo para derrotar o FC Porto, o FC Porto tem sofrido, em alguns jogos, para alcançar estas vitórias, portanto, é uma marca que, a ser atingida, nos sai do corpo, digamos assim. Será muito saboroso. Por outro lado, também indica que a equipa está, de facto, determinada a ser campeã nacional, este ano", rematou.
Leia Também: Oskar 'sacou' o que Alan converteu e FC Porto sobreviveu em Guimarães













