Pietuszewski faz história no FC Porto e dá boas dores de cabeça a Farioli
- 17/02/2026
Francesco Farioli tem agora uma nova 'dor de cabeça' depois do encontro frente ao Nacional, onde conquistou os três pontos com um golo marcado por Jan Bednarek, no Funchal. Mas é de outro polaco que os holofotes recaem esta terça-feira, já que Oskar Pietuszewski fez história na Choupana.
O extremo de apenas 17 anos tornou-se no jogador estrangeiro mais jovem de sempre a ser titular num jogo dos dragões, sucedendo a Anderson pouco tempo depois de ter reforçado o plantel azul e branco.
A verdade é que, depois deste jogo, Francesco Farioli terá certamente decisões difíceis para tomar, já que o antigo jogador do Jagiellonia Bialystok chegou, viu e já começa a convencer que poderá ser uma opção mais rentável a curto prazo do que os restantes avançados para as alas do FC Porto.
Apesar da tenra idade, Oskar Pietuszewski demonstra uma personalidade fora do comum, à qual junta uma forte capacidade técnica e compreensão tática que podem vir a dar muito aos dragões.
Depois de ter custado um montante que pode ir até aos 10 milhões de euros, mediante cumprimento de objetivos, o internacional sub-21 polaco causou um impacto muito promissor para a sua 'estadia' no Estádio do Dragão, que pode estar a ver nascer a próxima estrela do futebol europeu.
A sua capacidade (e principalmente, facilidade) de encarar o adversário e investir nas jogadas individuais causam problemas a qualquer defesa da I Liga, tal como se viu também em Guimarães, onde conquistou uma grande penalidade que decidiu a partida frente ao Vitória SC, num ambiente sempre hostil para quem por lá passa.
Falta de produção pode ser início do fim para Borja Sainz e companhia
Já não é de agora que Borja Sainz tem vindo a ficar aquém do que se esperava ao serviço do FC Porto. O extremo espanhol, que chegou proveniente do Norwich City no passado verão, por cerca de 13,3 milhões de euros, começou com um rendimento muito promissor, mas rapidamente 'desapareceu do mapa' do ataque dos azuis e brancos.
O avançado já não marca ou assiste desde 22 de dezembro de 2025, quando bisou frente ao Alverca no Ribatejo, tendo o jogo diante do Nacional, no Funchal, o seu nono encontro onde não teve qualquer contribuição para golo, apesar de já contar com sete golos marcados e três assistências na presente temporada.
No entanto, não foi o único a baixar rendimento, já que também William Gomes e Pepê têm vindo a deixar Francesco Farioli 'ficar mal' com as apostas nos dois brasileiros, podendo mesmo recorrer cada vez mais a Oskar Pietuszewski para começar os jogos no onze inicial, deixando bem claro que não há lugares marcados no FC Porto.














