Petrolífera Sasol investiu mais de 3,4 mil milhões em Moçambique

  • 03/12/2025

"Em Moçambique, continuamos comprometidos para o crescimento do nosso negócio e contribuir significativamente para o desenvolvimento do país, como temos feito consistentemente nos últimos 20 anos", disse Muriel Dube, presidente da petrolífera sul-africana Sasol, durante a inauguração da nova Fábrica de Processamento Integrado (FPI), em Inhambane, no sul de Moçambique.

 

A fábrica, inaugurada pelos Presidentes de Moçambique, Daniel Chapo, e da África do Sul, Cyeil Ramphosa, resulta do Acordo de Partilha de Produção (PSA) entre Moçambique e a petrolífera, num investimento de mil milhões de dólares (866 milhões de euros).

Como sinal do compromisso da Sasol com Moçambique, Dube destacou o reconhecimento da empresa como um dos "top" três contribuintes pelas autoridades fiscais moçambicanas, nos últimos 5 anos.

"Adicionalmente, nos últimos 2 décadas, investimos mais de quatro bilhões de dólares [3,4 mil milhões de euros] no país e estamos orgulhosos do impacto positivo criado através das nossas operações, investimentos sociais e programas de desenvolvimento de habilidades", afirmou.

A construção do projeto PSA é, para a dirigente, outro "milestone" na parceria com Moçambique, já que durante a construção da fábrica, a qual a primeira pedra foi lançada em 2022, foram criadas "alguns milhares de empregos", a maioria para pessoas do norte de Inhambane.

"O Nosso programa de investimentos sociais continua a contribuir para fazer uma diferença significativa a nível local, provincial e nacional", disse, explicando que nas 37 comunidades ao redor do novo empreendimento, dos distritos de Inhassoro e Govuro, foram investidos cerca de 20 milhões de dólares (17 milhões de euros) sob o acordo de desenvolvimento local, desde 2020, e um investimento adicional de 35 milhões de dólares (29,9 milhões de euros) em outros projetos de investimento sociais.

"Em maio, nós fortalecemos o compromisso apoiando o segundo acordo de desenvolvimento local. A próxima fase duplica o nosso investimento (...) a 43 milhões de dólares [36,8 milhões de euros] e expande a cobertura para 70 comunidades ao redor do Govuro, Inhassoro e no distrito de Vilankulo, durante o período de junho de 2025 até junho de 2030, fortalecendo a nossa dedicação ao desenvolvimento sustentável na região", disse.

Dube assinalou ainda que durante a construção da planta da nova fábrica, a Sasol investiu "significativamente" no treino técnico dos profissionais moçambicanos, "dos operadores de plantas e técnicos de manutenção para jovens engenheiros no início das suas carreiras", sendo isto, frisou, "essencial para a capacidade do país expandir as suas operações de óleo e gás, mas também para Moçambique se beneficiar dos seus próprios recursos naturais e talentos humanos".

Na ocasião, Estevão Pale, ministro dos Recursos Minerais e Energia, disse que a construção da unidade integrada de processamento de hidrocarbonetos, com destaque para a produção de gás de cozinha, ocorreu num contexto "particularmente exigente", destacando, entre outros, a volatilidade internacional dos preços de energia, exigências crescentes da segurança energética e a crescente procura do GPL, bem como os desafios logísticos no período pós-pandemia.

O projeto de PSA preconiza a produção de 53 milhões de megajoules de gás natural por ano, que irá materializar a implementação da Central Térmica de Temane (CTT), e a produção de quatro mil barris de petróleo leve por dia, segundo dados do Governo moçambicano. A CTT terá capacidade para produzir 450 megawatts de energia elétrica e a unidade de processamento 30 mil toneladas anuais de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL).

Leia Também: Fábrica de gás consolida posição de Moçambique como hub energético

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2899047/petrolifera-sasol-investiu-mais-de-3-4-mil-milhoes-em-mocambique#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes