Petróleo dado a franquistas através de Portugal decisivo na Guerra Civil

  • 20/11/2025

O livro "O Ouro Negro de Franco" de Ángel Viñas e Guillem Martínez foi apresentado em Espanha na quarta-feira, na altura em que se assinala o cinquentenário da morte do ditador Francisco Franco (1892-1975).

 

Os autores do livro disseram à agência de notícias espanhola EFE que a ajuda dos Estados Unidos, "sob a forma de enormes quantidades de petróleo", foi decisiva para a vitória das tropas de Franco na Guerra Civil de Espanha (1936-1939).

Defendem que, embora o apoio das potências fascistas (Itália e Alemanha) esteja estudado, o que era desconhecido, até ao momento, era o fornecimento de combustível levado a cabo por algumas companhias petrolíferas dos Estados Unidos às forças nacionalistas lideradas por Francisco Franco.

Na investigação, Viñas e Martínez referiram que a Standard Oil de Nova Jérsia, Estados Unidos, "bem como outros fornecedores mais pequenos" ajudaram Franco e utilizaram Portugal como território de trânsito.

Segundo a EFE, o estudo dos historiadores refere que poucos dias antes do início do golpe nacionalista de 18 de julho de 1936, o encarregado de negócios britânico em Madrid enviou um relatório para Londres sobre o fluxo de combustíveis destinado às forças nacionalista.

O agente citado pelo embaixador avisou que a companhia britânica Shell "poderia enviar gasolina para Portugal".

O livro refere que a Shell "não interveio", ao contrário da norte-americana Standard Oil.

Neste sentido, o historiador Ángel Viñas afirmou que o livro não simpatiza com a postura do presidente norte-americano Roosevelt, "que não interveio junto das companhias petrolíferas (norte-americanas) para as impedir de auxiliar" os nacionalistas.

Para os investigadores, o petróleo, primeiro da Standard Oil e depois da Texaco, foi crucial para a vitória das tropas de Franco.

"Com a ajuda italiana e alemã, Franco organizou a travessia do Estreito de Gibraltar, que não durou apenas alguns dias. O transporte das forças revoltosas de Marrocos para a Península Ibérica continuou até fevereiro ou março de 1937", disseram os historiadores.

O livro desmistifica a ideia de que o "Exército de África", liderado por Franco, atravessou o Estreito de Gibraltar no espaço de apenas uma semana, com tropas e material bélico, numa altura em que "o petróleo desempenhava um papel predominante nos transportes aéreos e marítimos".

Segundo Guillem Martínez "os norte-americanos desempenharam um papel muito importante no sector petrolífero, enviando o melhor da refinação, pois eram grandes investigadores no desenvolvimento de refinarias".

Além disso, Martínez acrescenta que Franco tinha o apoio "incondicional do homem forte da Texaco, Torkild Rieber, de origem norueguesa", que simpatizava com os nacionalistas espanhóis.

A norte-americana Texaco tinha assinado um contrato com a República espanhola em 1935, tornando-se o principal fornecedor de combustível ao país, mas, após o golpe nacionalista de julho de 1936, Rieber "mudou de lado" para apoiar as forças de Francisco Franco.

Leia Também: Espanha polarizada e dividida assinala hoje 50 anos da morte de Franco

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2891306/petroleo-dado-a-franquistas-atraves-de-portugal-decisivo-na-guerra-civil#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes