Pensões de dezembro caem na conta esta semana (e com subsídio de Natal)
- 02/12/2025
Não se esqueça: O Governo decidiu antecipar o pagamento das pensões de dezembro, com o respetivo subsídio de Natal, de acordo com uma publicação partilhada pelo Executivo nas redes sociais e à semelhança do que aconteceu no ano passado. Assim, os pensionistas da Segurança Social vão receber os valores em causa no final desta semana, no dia 5 de dezembro.
Normalmente, recorde-se, o pagamento das pensões acontece no dia 8 de cada mês. O Executivo justifica a antecipação com o facto de este dia coincidir com o feriado:
"As pensões de dezembro e o subsídio de Natal vão ser pagos mais cedo: na sexta-feira, 5 de dezembro. A antecipação deve-se ao facto de 8 de dezembro, dia habitual de pagamento, coincidir com o feriado", pode ler-se na publicação partilhada pelo Ministério do Trabalho e pela Segurança Social.
Significa isto que o pagamento é "realizado antes do fim de semana prolongado", destaca o Executivo.
Já os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) receberam o subsídio de Natal em conjunto com a reforma no dia 19 de novembro, segundo o calendário divulgado no site da instituição.
Pensões aumentam em 2026
Com o ano a caminhar para o fim, muitos já fazem as contas a 2026 e a maioria dos pensionistas deverá sentir um aumento da reforma na ordem dos 2,8%, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Esta taxa é calculada a partir do dados da inflação de novembro, que foram divulgados na semana passada. Este era o dado que faltava para completar a fórmula de atualização das pensões.
De acordo com a estimativa rápida do gabinete de estatística, a inflação média dos últimos 12 meses, sem habitação, referente a novembro foi de 2,27%, o que permite definir a atualização automática das pensões no próximo ano, numa fórmula que tem também em conta a taxa de crescimento médio anual do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos dois anos.
Desde modo, com base nestes dois indicadores, as pensões até dois IAS (1.073,94 euros), onde se situa a maioria dos pensionistas, vão subir 2,8% no próximo ano.
Quanto sobem as pensões? Veja aqui o seu caso
A DECO PROteste explica que, "se as estimativas do INE se confirmarem, o indexante dos apoios sociais deverá subir de 522,50 euros, em 2025, para 537,13 euros, em 2026", pelo que os aumentos das pensões podem atingir:
- 2,8% para pensões iguais ou inferiores a 1.074,26 euros;
- 2,3% para pensões superiores a 1.074,26 e até 3.222,78 euros;
- 2% para pensões superiores a 3.222,78 euros e até 6.445,56 euros.
A organização de defesa do consumidor sublinha que, "apesar de já ser conhecida a taxa de inflação de novembro estimada pelo INE, só em meados de dezembro é que estas contas serão fechadas", pelo que "estes valores podem ainda não ser os finais".
Leia Também: Recebe subsídios ou pensões? Aqui estão as datas de pagamento de dezembro














