Penálti no último suspiro salva Liverpool e amarga estreia de Florentino
- 14/09/2025
Ao cabo de quatro jornadas o Liverpool continua apenas a conhecer o 'sabor' da vitória, na temporada de 2025/26 da Premier League. Ao início da tarde deste domingo, teve de 'sofrer', mas conseguiu sair do Turf Moor com um triunfo sobre o Burnley, por 0-1.
Os campeões ingleses em título dominaram o encontro a seu bel-prazer, fazendo a bola circular perante a autêntica 'muralha' erguida por Scott Parker, mas com sérias dificuldades em criar lances de perigo, acabando, invariavelmente, por apostar em cruzamentos para o 'coração' da grande área.
Um cenário que se manteve já no segundo tempo, que acabou por ficar marcado pela estreia de Florentino Luís, jogador emprestado pelo Benfica aos clarets (com uma cláusula de opção de compra no valor de 24 milhões de euros), que entrou para o lugar de Josh Cullen, aos 62 minutos.
Sem o multimilionário reforço de verão Alexander Isak no banco de suplentes, por motivos de ordem física, o treinador dos reds, Arne Slot, foi procurando 'mexer' no jogo, mas, nem Andy Robertson, nem Connor Bradley, nem Federico Chiesa se revelaram capazes de desfazer este 'nó'.
À beira do apito final, o árbitro inglês Michael Oliver 'sacou' do cartão vermelho, para expulsar Lesley Ugochukwu, por acumulação de amarelos. Os visitantes 'carregaram' ainda mais sobre os anfitriões e chegaram à vantagem, já cinco minutos depois dos 90, na sequência de uma grande penalidade convertida por Mohamed Salah.
Feitas as contas, com este resultado, o Liverpool mantém-se na liderança isolada do principal escalão do futebol inglês, agora, com 12 pontos, mais três do que Arsenal (que recebeu e bateu o Nottingham Forest, por categóricos 3-0), Tottenham (que visitou e derrotou o West Ham, também por 0-3) e Bournemouth (que levou de vencida o Brighton, por 2-1).
O Burnley, por seu lado, permanece com três pontos ao cabo de quatro rondas, pelo que é 17.º classificado, logo atrás de Brighton, Nottingham Forest, Leeds United (que perdeu perante o Fulham, de Marco Silva, por 1-0), Brentford (que empatou a duas bolas com o Chelsea) e Manchester United (que ainda vai medir forças com o Manchester City, no Etihad Stadium, a partir das 16h30, hora de Portugal Continental).
Liverpool 'vira-se' para a Liga dos Campeões
Após este triunfo 'arrancado a ferros', o Liverpool vira todas as atenções para a jornada inaugural da fase de liga da Liga dos Campeões. Pela frente, terá o Atlético de Madrid, num duelo que se adivinha 'escaldante', e cujo apito inicial está agendada para as 20h00 da próxima quarta-feira, em Anfield Road.
Naquela que é a maior competição europeia de clubes, os reds têm, ainda, encontros marcados com Galatasaray (para 30 de setembro, no RAMS Park), Eintracht Frankfurt (para 22 de outubro, no Deutsche Bank Park), Real Madrid (para 4 de novembro, em Anfield), PSV (para 26 de novembro, em Anfield), Internazionale (para 9 de dezembro, no Stadio Giuseppe Meazza), Marseille (a 21 de janeiro, no Vélodrome) e, finalmente, Qarabag (a 28 de janeiro, em Anfield), na derradeira ronda.
Leia Também: Guardiola responde a Slot: "Isak melhor do mundo? Uns dizem que é CR7..."