Penafiel vence Lusitânia de Lourosa e larga lugares de descida
- 16/02/2026
Com o segundo triunfo consecutivo no campeonato, o Penafiel subiu ao 14.º lugar, com 26 pontos, largando os lugares de descida, enquanto o Lourosa, que viu interrompida uma série de três jogos sem perder, é sexto, com os mesmos 31 pontos do Feirense, quinto.
As duas equipas precisavam da vitória, por razões distintas, mas o conforto pontual dos lusitanistas pesou mais do que a pressão sobre os rubro-negros, uma equipa defensivamente coesa e apostada nas saídas rápidas.
A iniciativa de João Vasco, concluída com um remate à figura de Femenías, aos sete minutos, foi uma espécie de oásia no comportamento ofensivo dos lusitanistas, pouco avisados defensivamente após a ameaça de Schutte, isolado pela direita, aos 13, valendo a rápida saída de Victor Hugo a fazer a 'mancha'.
De um livre lateral, aos 24 minutos, Cláudio Silva inaugurou mesmo o marcador, mas na revisão da jogada pelo vídeoárbitro (VAR) verificou-se que o central estava adiantado na altura do cabeceamento.
Este lance poderia ter sido um estímulo para os forasteiros, mas funcionou ao contrário, porque logo a seguir, aos 31, o Penafiel adiantou-se, por Álvaro Santos a corresponder de cabeça a um cruzamento de Negrão da direita.
A reação do Lourosa ficou-se por um cruzamento 'venenoso' de Luís Rocha da direita, ainda assim pouco para quem tinha a expetativa de poder isolar-se no quarto lugar.
O cenário ficou ainda pior para os pupilos de Pedro Miguel quando Álvaro Santos, aos 50 minutos, aproveitou uma defesa incompleta de Victor Hugo para fazer o segundo golo e sentenciar o encontro.
O guarda-redes lusitanista redimiu-se deste lance em dois momentos na parte final do encontro, aa parar quatro remates que levavam o caminho da baliza lusitanista.














