Penafiel vence em Chaves e foge da zona de despromoção
- 06/02/2026
Soma Anzai, que foi lançado ao intervalo, estreou-se a jogar e a marcar pelos penafidelenses, rubricando o único golo da partida, aos 54 minutos, que permitiu aos visitantes deixarem a lanterna-vermelha da prova e subirem ao 14.º lugar, com 23 pontos, mais um do que Oliveirense, Paços de Ferreira e Leixões, e mais dois face ao Farense, que é agora o último, à condição.
Já o Desportivo de Chaves, que não vence há seis jogos, somou a segunda derrota seguida e desceu ao 11.º posto, com 27 pontos.
Os transmontanos entraram melhor na partida, com Roberto a testar Femenías logo ao terceiro minuto, com um cabeceamento perigoso, travado pelo guardião penafidelense.
Após alguns minutos remetidos à defesa, os visitantes estiveram perto de marcar, aos 12, depois de Álex Carbonell aparecer sozinho na área transmontana, mas a bola esbarrou num defesa.
Nenhuma das equipas conseguiu desfazer o 'nulo' até ao intervalo, tendo faltado critério nas aproximações à área adversária.
Depois de uma primeira parte equilibrada, o Penafiel deixou bem claro ao que vinha no arranque do segundo tempo, inaugurando o marcador aos 54 minutos: após uma recuperação alta no terreno, Schutte deixou para Soma Anzai que, à entrada da área, 'disparou' para o fundo das redes flavienses.
O Desportivo de Chaves ainda reagiu à desvantagem, contrariando as rápidas saídas em transição dos visitantes, mas não conseguiu ultrapassar o guardião Femenías, que segurou a vitória do Penafiel.














