Penafiel fecha cais de Entre-os-Rios, Sebolido e Rio Mau

  • 06/02/2026

Num ponto de situação enviado à agência Lusa cerca das 13:40, a Câmara de Penafiel refere que "registam-se caudais elevados no rio, situação que deverá manter-se nos próximos períodos", razão pela qual decidiu adotar várias medidas de segurança.

 

De acordo com a fonte, "encontram-se interditos ao público o cais de Entre-os-Rios, o cais de Sebolido e o cais de Rio Mau".

"A Proteção Civil Municipal de Penafiel está a acompanhar a situação de forma permanente, em articulação com as restantes entidades, não havendo, até ao momento, registo de ocorrências relevantes no concelho", refere a autarquia de Penafiel, deixando apelos à população.

Evitar a aproximação às margens dos rios e zonas ribeirinhas inundáveis, respeitar todas as interdições e sinalização existentes, evitar circular em zonas baixas ou atravessar locais sujeitos a inundações e não praticar atividades recreativas ou de pesca junto às margens durante este período são algumas das recomendações.

A Capitania do Douro alterou o alerta de iminência de cheias de laranja para vermelho, estando já interditada a navegação no rio Douro e ativadas medidas restritivas específicas dos planos municipais de intervenção, disse hoje o comandante adjunto, Pedro Cervaens, num ponto de situação cerca das 07:30.

Entre as medidas possíveis, podem ser implementados "condicionamentos mais restritos" nos municípios onde o rio Douro e rios afluentes, como o rio Tâmega, possam causar danos.

Portugal está a ser afetado pela passagem da depressão Leonardo, com chuva persistente e por vezes forte.

Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 para 68 concelhos, voltando a ser prolongada até 15 de fevereiro.

Leia Também: Três homens detidos por suspeita de roubo e tráfico de drogas em Coimbra

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2934474/penafiel-fecha-cais-de-entre-os-rios-sebolido-e-rio-mau#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes