Pelo menos uma criança morta por dia desde o cessar-fogo em Gaza

  • 13/01/2026

Segundo o porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o australiano James Elder, "mais de 100 crianças foram mortas em Gaza desde o cessar-fogo de outubro. Isto equivale a, aproximadamente, um menino ou uma menina morta a cada dia".

 

Estas vítimas mortais - 60 rapazes e 40 raparigas - foram atingidas "por ataques aéreos, ataques com drones, incluindo drones kamikaze" ou "tiros de tanques, munições reais", continuou, estimando que o números de crianças mortas neste período é, provavelmente, ainda maior.

Um funcionário do ministério da Saúde de Gaza, responsável pelo registo das vítimas, relatou 165 crianças mortas, desde o cessar-fogo, num total de 442 óbitos.

"Além disso, sete crianças morreram de hipotermia, desde o início do ano", disse à agência noticiosa AFP o diretor do departamento de informação ministério da Saúde local, Zaher Al-Wahidi

Por seu turno, Elder sublinhou que as crianças em Gaza "ainda vivem com medo", pois "o trauma psicológico permanece sem tratamento e, quanto mais tempo isso durar, mais grave e difícil será a recuperação", disse, descrevendo vidas "sufocantes" e uma sobrevivência "precária".

Aquele responsável defendeu a necessidade de haver «mais parceiros no terreno».

"Quando organizações não governamentais (ONG) importantes são impedidas de prestar ajuda humanitária e de testemunhar os acontecimentos e quando os jornalistas estrangeiros são bloqueados (...) pode-se questionar legitimamente se o objetivo não é restringir a investigação do sofrimento das crianças", disse.

Para Elder, "Um cessar-fogo que diminua os bombardeamentos é um progresso, mas um cessar-fogo que continua a enterrar crianças é insuficiente", insistiu, acrescentando que "o que o Mundo chama de acalmia, hoje, seria considerada uma crise em qualquer outro lugar".

Em novembro, as autoridades de Gaza anunciaram que mais de 70 mil pessoas foram mortas desde o início da guerra travada por Israel em retaliação ao ataque terrorista do grupo islamista palestiniano Hamas, em 07 de outubro de 2023.

Quase 80% dos edifícios de Gaza foram destruídos ou danificados pela guerra, de acordo com dados das Nações Unidas.

Elder denunciou também a decisão de Israel, no primeiro dia do ano, de suspender o acesso à Faixa de Gaza a 37 organizações humanitárias estrangeiras que se recusaram a fornecer às autoridades palestinianas uma lista dos seus funcionários.

"Bloquear ONG internacionais, bloquear toda a ajuda humanitária (...), é bloquear ajuda vital", criticou.

Leia Também: Menina afegã concentrada nos estudos é a foto do ano da Unicef

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918529/pelo-menos-uma-crianca-morta-por-dia-desde-o-cessar-fogo-em-gaza#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes