Pelo menos quatro mortos e dez feridos em ataque com arma na Califórnia
- 30/11/2025
"Podemos confirmar que, até ao momento, cerca de 14 pessoas foram atingidas por tiros de armas de fogo e que quatro vítimas morreram", lê-se num comunicado do gabinete do xerife do condado de San Joaquin, onde se situa Stockton.
A polícia indicou que poderá tratar-se de um ataque "direcionado".
De acordo com o gabinete do xerife, foram relatados disparos no início da noite de sábado numa avenida de Stockton, e a investigação está em curso.
"Os investigadores estão a examinar todas as possibilidades [...] e a trabalhar para determinar as circunstâncias que podem ter levado a essa tragédia", escreveu ainda a polícia na nota.
Os disparos ocorrem três dias após um ataque, no outro lado do país, em Washington D.C., levado a cabo por um homem de 29 anos que causou a morte de uma jovem militar da Guarda Nacional e feriu gravemente um segundo soldado.
Com mais armas de fogo em circulação do que habitantes, os Estados Unidos apresentam a taxa de mortalidade por armas de fogo mais elevada de todos os países desenvolvidos.
Os assassínios são um flagelo recorrente que os sucessivos governos não conseguiram até agora conter, uma vez que os norte-americanos continuam muito ligados às armas.
Em 2024, excluindo os suicídios, pelo menos 16.700 pessoas foram mortas por armas de fogo.
Desde a morte, em setembro, de Charlie Kirk, influenciador popular entre a juventude conservadora e ligada a Trump, o país, extremamente polarizado, testemunhou um aumento dos atos de violência política com armas de fogo.
Leia Também: Trump anuncia novas perfurações de petróleo na Califórnia e na Florida













