Pelo menos cinco mortos após confrontos armados na Guatemala

  • 14/12/2025

A própria estrada ficou bloqueada por mais de oito horas, durante as quais grupos armados se enfrentaram num conflito territorial entre os municípios de Nahualá e Santa Catarina Ixtahuacán, no departamento de Sololá, conforme confirmaram as autoridades locais ao jornal "La Hora".

 

Tanto a Polícia Nacional Civil (PNC) quanto efetivos do Exército da Guatemala foram mobilizados para acabar com os episódios de violência e restabelecer o tráfego na Panamericana, em relação à qual se mantêm os avisos de circulação com cautela, perante a possibilidade de se encontrarem homens armados junto à via.

O Governo do Presidente Bernardo Arévalo condenou os ataques e estimou em sete o número de militares feridos durante o dia, para além do sequestro de 15 agentes da polícia.

"Grupos paramilitares ilegais e altamente armados atacaram o destacamento militar localizado em Nahualá. Além disso, tomaram a delegacia de polícia e sequestraram 15 agentes. Também bloquearam estradas e sequestraram um autocarro. O Exército da Guatemala respondeu de forma defensiva, resultando, até o momento, em sete militares feridos", informaram as autoridades guatemaltecas em comunicado.

Os atos violentos, segundo o Executivo do país, vão além do conflito territorial. A situação dos municípios de Nahualá e Santa Catarina Ixtahuacán "evidencia uma mudança crítica na natureza de um conflito histórico, que está a ser aproveitado por grupos armados ilegais, colocando em risco a população", descreve o comunicado.

Os confrontos deste sábado são um reflexo de que o "crime organizado" penetrou no território e "está a usar as estruturas e tensões locais para os seus próprios fins criminosos", o que elevou "substancialmente" o risco para "a população civil e a segurança nacional", acrescenta.

Entre as motivações dos ataques, segundo o Governo, estará a tentativa de criação de "um vácuo de autoridade estatal" que facilite a presença de grupos criminosos que, no caso, estavam "altamente armados".

"Reiteramos que a presença do Exército da Guatemala é neutra e protege ambas as comunidades dos excessos do crime organizado. A presença do Estado é proteção, não repressão. Alertamos a população para que não dê crédito a informações falsas que estão a circular contra as forças do Exército da Guatemala", afirmou o governo guatemalteco.

Leia Também: EUA extinguem plano de reunificação familiar para sete países latino-americanos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903908/pelo-menos-cinco-mortos-apos-confrontos-armados-na-guatemala#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes