Pelo menos 5 mortos após passagem de tornado no Paraná. Há 430 feridos
- 08/11/2025
Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas na sexta-feira, depois da passagem de um tornado no Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, Brasil.
O tornado, que se acredita ter atingido ventos ente os 180 km/h e os 250 km/h, deixou um rasto de destruição. Segundo a Folha de São Paulo, que cita o governo federal, já foi anunciado o envio de ajuda humanitária e equipas de apoio para as localidades afetadas.
Já segundo a Defesa Civil, o tornado terá deixado cerca de 80% da cidade destruída. Dos cerca de 130 feridos, 30 sofreram ferimentos graves.
"Entre 80% e 90% da cidade colapsou. Ainda não temos o número exato de pessoas desalojadas", afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leoncio Teixeira.
As autoridades referiram ainda que há suspeitas de que há mais vítimas presas sob os escombros, tendo sido, inclusive, montado um hospital de campanha no município.
"Nossas equipas disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos uma equipa no local trabalhando com bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é a busca e o salvamento neste momento", referiu o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto.
A par dos meios terrestres, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, adiantou que aeronaves também irão auxiliar no processo de resgate.
De acordo com os serviços meteorológicos, a destruição foi causada por um tornado formado dentro de uma supercélula - tipo de tempestade extrema caracterizada pela longa duração e pela presença de uma corrente ascendente rotativa.
"A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e a prestar apoio às cidades atingidas pelas tempestades", afirmou o governador do Paraná, Ratinho Junior, nas redes sociais, adiantando que tenciona deslocar-se à região ainda este sábado.
Os outros dois estados do sul do Brasil - Rio Grande do Sul e Santa Catarina - também declararam estado de emergência devido à passagem de um ciclone extratropical que avança em direção ao norte.
O governo de São Paulo, o estado mais populoso do país, emitiu alertas a moradores de vários municípios perante a possibilidade de o ciclone atingir o território ainda hoje.
Os alertas surgem a dois dias do início, em Belém (Amazónia), da Conferência Climática COP30, dedicada à adoção de medidas globais de adaptação, num contexto em que fenómenos meteorológicos extremos se multiplicam em todo o mundo devido às alterações climáticas.
Nas redes sociais, foram partilhados vários vídeos que mostram uma cidade devastada, com edifícios e carros completamente destruídos.
Passaram informações que ventos fortes e tempestades destruíram grande parte Estado do PR.
— Marta Rosa (@martarosamrs) November 8, 2025
Um poderoso tornado de mais de 1000km/h atingiu a cidade Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na tarde de hoje.
Há relatos de ventos fortes e tempestades causaram danos à infraestrutura,… pic.twitter.com/vXdJtJ5xOJ
Rio bonito do Iguaçu -Paraná pic.twitter.com/Xe4PVGLlTx
— Aldi (@aldacastanho) November 8, 2025
Rio Bonito do Iguaçu -Paraná pic.twitter.com/GgcvYDfp5X
— Aldi (@aldacastanho) November 8, 2025
[Notícia atualizada às 15h15]
Leia Também: Lula agradece a Portugal contribuição para fundo das florestas tropicais













