Pelo menos 21 equipamentos da rede de teatros e cineteatros afetados

  • 12/02/2026

A DGArtes refere, em resposta a um pedido da Lusa, ter recebido, na quarta-feira, "reporte de danos por parte de 21 equipamentos RTCP em 20 municípios no Norte, Centro, Oeste e Vale do Tejo, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve e Açores".

 

Num balanço anterior, em 04 de fevereiro, eram 12 os equipamentos com danos reportados.

O Centro continua a ser a zona do país com mais equipamentos afetados, estando suspensa a programação no Teatro-Cine de Pombal, no Teatro José Lúcio da Silva e no Teatro Miguel Franco, ambos em Leiria, e no Teatro Stephens, na Marinha Grande.

No Teatro-Cine a programação foi suspensa até sábado, dia 14, "tendo em conta a situação de calamidade decretada [em vigor até domingo, dia 15], bem como as condições verificadas no território e respetiva mobilização de agentes municipais e comunidades".

Nos teatros de Leiria, onde se registaram infiltrações e danos estruturais em vidros e ar condicionado, entre outros, a suspensão vigora até 26 de fevereiro.

A suspensão de programação no Teatro Stephens dura, pelo menos, até ao final do mês de fevereiro, tendo em conta que a venda de bilhetes para o concerto de Milhanas, marcada para dia 28, está indisponível.

Ainda na região Centro, foram reportados à DGArtes danos no Teatro Municipal da Covilhã, no Teatro Cine de Gouveia, no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, no Cine-Teatro de Estarreja, na Casa da Cultura de Ílhavo e no Teatro Viriato, em Viseu.

Os danos no TAGV, que levaram à interdição do acesso aos gabinetes de produção e de administração, obrigaram à deslocação das equipas administrativas para um edifício adjacente ao teatro.

A Norte, foram afetados o Centro Cultural de Paredes de Coura, o Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, e o Theatro Gil Vicente, em Barcelos.

Neste último, desde 04 de fevereiro, "agravaram-se infiltrações na cobertura do teatro que criaram fissuras no teto falso sobre o 'foyer', obrigando à mudança da bilheteira de local".

Na zona Oeste e Vale do Tejo, registaram-se danos no Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, na Península de Setúbal no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, e no Cine Teatro São João, em Palmela, no Alentejo no Teatro Garcia de Resende, em Évora, e no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) de Portalegre, e nos Açores no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

No Algarve, o Teatro Lethes, em Faro, está encerrado "por razões de segurança" desde novembro, altura em que ficou com infiltrações no palco, provocadas pela tempestade Cláudia.

A RTCP foi criada em 2019 para combater assimetrias regionais no acesso à cultura e conta atualmente com 103 equipamentos culturais.

Em agosto passado, a DGArtes abriu o terceiro programa plurianual de apoio à programação para os equipamentos culturais da RTCP, com uma dotação de 24 milhões de euros a aplicar entre 2026 e 2029.

O prazo de candidatura a este programa foi prolongado até 11 de novembro, pelo que a decisão final está ainda em curso, segundo as informações mais recentes no portal da DGArtes.

Dezasseis pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros

Leia Também: AO MINUTO: Prevê-se "mais uma noite de alerta"; Debate quinzenal adiado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2938319/pelo-menos-21-equipamentos-da-rede-de-teatros-e-cineteatros-afetados#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes