Pedro Proença manifesta "grande orgulho" na seleção portuguesa de futsal
- 07/02/2026
"Grande orgulho na campanha da nossa seleção nacional de futsal neste Campeonato da Europa. O resultado não foi o que ambicionávamos, mas não apaga uma grande campanha, com mais uma final para o nosso palmarés", assinalou Proença, numa mensagem divulgada no site oficial da FPF.
O líder do organismo felicitou "todo o grupo de trabalho pela forma como representou Portugal", dirigindo-se particularmente ao selecionador Jorge Braz, que definiu como uma "referência mundial da modalidade".
"Com o trabalho de todos e a aposta da FPF no futsal, que será cada vez mais forte, vamos voltar a ganhar. Daqui a quatro anos, teremos novo Europeu e esta seleção, uma das que melhor personifica a cultura de vitória hoje implementada na Federação Portuguesa de Futebol, estará de novo no palco das grandes decisões", frisou, felicitando a Espanha pela conquista do oitavo título europeu do seu palmarés.
A seleção portuguesa de futsal falhou hoje a conquista do terceiro título europeu consecutivo, ao perder por 5-3 com a Espanha na final da competição.
Depois das conquistas em 2018, diante dos espanhóis, e 2022, frente à Rússia, a equipa lusa não conseguiu consumar o 'tri' na quarta final que disputou e voltou a perder com 'la roja', tal como tinha sucedido em 2010, na primeira decisão que jogou.
Portugal mantém-se em igualdade com a Itália no ranking de conquistas, ambos com duas, apenas atrás da Espanha, que reforçou o estatuto de líder destacada e chegou aos oito troféus (1996, 2001, 2005, 2007, 2010, 2012, 2016 e 2026).
Na terceira posição do Europeu que decorreu na Letónia, Lituânia e Eslovénia ficou a Croácia, que hoje bateu a França no desempate por grandes penalidades, após a igualdade 5-5 no final do tempo regulamentar.














