Pedro Duarte toma hoje posse como presidente da Câmara do Porto
- 05/11/2025
No passado dia 12 de outubro, a coligação PSD/CDS-PP/IL conseguiu eleger Pedro Duarte como presidente da autarquia e mais cinco vereadores, nomeadamente Catarina Araújo (CDS-PP), Gabriela Queiroz (PSD), Rodrigo Passos (PSD), Hugo Beirão Rodrigues (IL) e Matilde Gouveia Rocha (IL).
Também com seis eleitos para a vereação ficou a lista do Partido Socialista, tomando posse Manuel Pizarro, Fernando Paulo, Francisca Carneiro Fernandes, Jorge Sobrado, Jorge Garcia Pereira e Marta Sá Lemos.
O Chega conseguiu eleger um vereador, Miguel Corte-Real.
A 12 de outubro, no seu discurso de vitória, o sucessor de Rui Moreira afirmou não ter sido apenas eleito o novo presidente da Câmara do Porto, mas também "um novo líder para o Norte de Portugal" e agradeceu à cidade por saber "aquilo que quer para o seu futuro".
Ainda é desconhecido como serão distribuídos os pelouros pelos vereadores eleitos, mas, à data da entrega das listas aos órgãos autárquicos em tribunal, Pedro Duarte avançou que será o detentor do pelouro da Cultura e, este domingo, revelou ao Jornal de Notícias que ficará também com o pelouro da Segurança (que até agora não existia).
A vice-presidência será assumida pela número dois de Pedro Duarte, Catarina Araújo.
O aumento do número de polícias nas ruas e transportes públicos gratuitos para todos os portuenses foram duas das principais medidas prometidas por Pedro Duarte, durante uma campanha eleitoral focada em segurança, regulação da imigração e em ações de manifestação contra o avanço da obra relativa à segunda fase do metrobus.
Depois da tomada de posse do executivo da câmara municipal, agendada para as 18:00, pelas 21:30, nos Paços do Concelho, é realizada a eleição do presidente da Assembleia Municipal e secretários da mesa.
Neste órgão municipal nenhuma força eleita tem maioria absoluta.
Para a Assembleia Municipal, a coligação PDS/CDS-PP/IL conseguiu eleger 15 deputados municipais, o PS 13, o Chega quatro, o Livre dois deputados, o movimento independente de Filipe Araújo elegeu também dois, assim como a CDU (PCP-PEV), e o Bloco de Esquerda elegeu um deputado único.
Já nas juntas de freguesia, cujos presidentes são membros por inerência da Assembleia Municipal, o PSD/CDS-PP/IL conquistou cinco das sete juntas (Ramalde, Bonfim, Lordelo do Ouro e Massarelos, Paranhos e Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde) e o PS ganhou as restantes duas (Centro Histórico do Porto e Campanhã).
Das assembleias de junta conquistadas pela coligação encabeçada por Pedro Duarte, apenas Paranhos e União de freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde conseguiram também vencer a eleição à Mesa da Assembleia sem precisar de acordos, disse à Lusa fonte da campanha do ex-ministro dos Assuntos Parlamentares.
Em Lordelo do Ouro e Massarelos, a coligação PSD/CDS-PP/IL fez um acordo com o PS para conseguir ganhar a eleição à Mesa da Assembleia e, na freguesia do Bonfim, a coligação optou por um acordo com o eleito único pelo movimento independente de Filipe Araújo.
Em Ramalde, cuja presidente é Patrícia Rapazote (PSD/CDS-PP/IL), o Partido Socialista apresentou uma lista que acabou por vencer a eleição para a Mesa da Assembleia.
Já nas juntas conquistadas pelo PS, o partido conseguiu vencer as eleições da Mesa da Assembleia em Campanhã, mas não o conseguiu no Centro Histórico, para onde o PSD apresentou uma lista que saiu vencedora.
Leia Também: Deputado municipal do PS em Setúbal detido por roubo na via pública













