Pedro Chagas Freitas emocionado com menino de 9 anos que salvou a mãe
- 11/02/2026
O pequeno Rodrigo, de apenas nove anos de idade, foi um verdadeiro herói já que com a sua astúcia conseguiu salvar a mãe ao ligar para o 112. O áudio da chamada foi partilhado nas redes sociais e rapidamente a sua história deixou todos comovidos.
Depois deste susto para a criança, o assistente do INEM que o atendeu, João Dias, foi até à sua escola contar o que tinha acontecido e o jovem vestiu-se a rigor com o equipamento do Instituto Nacional de Emergência Médica e deu ainda uma volta no carro da VMER.
Pedro Chagas Freitas não ficou indiferente a esta inspiradora história e decidiu pronunciar-se sobre isso nas redes sociais.
"O Rodrigo merece toda a visibilidade. Foi inteligente, empático, assertivo, humano, quase maduro na maneira como olhou para o medo. Há tantos de nós que perdem a visibilidade no meio do medo. O Rodrigo merece toda a visibilidade. O João Dias, que o atendeu do lado do INEM, também merece estar aqui. Que pessoa linda, que capacidade de acalmar, de entender, de sentir o lado de lá. Que encontro bonito. Não há encontro mais bonito do que aquele em que se junta humanidade de um lado e humanidade do outro. Eu acho que há muitos encontros desses, por mais que pareçam raros", começou por explicar o escritor.
"Eu acredito que somos bastantes assim. Temos de ser bastante, e bastantes, assim. Depende de nós. O Rodrigo e o João Dias merecem toda a visibilidade. Temos de viralizar o amor, esfregá-lo nas fuças do ódio. Quem salva o outro merece toda a visibilidade. A salvação pode ser uma chamada para o INEM. Pode ser também um abraço, um «estás bem?» quando o cinzento em nós aperta. Neste sorriso do Rodrigo, está o sorriso do bem. O bem pode ganhar. O Rodrigo sabe, eu também sei, tu que me lês também sabes. A bondade é sempre uma escolha. Faz a tua agora mesmo", apelou ainda Pedro Chagas Freitas.














