Pedida condenação de Airbus e Air France pelo acidente Rio-Paris de 2009

  • 26/11/2025

"Solicitamos a anulação da sentença que absolveu os arguidos", declararam os dois procuradores do Ministério Público francês nas alegações finais, classificando como indecente a estratégia de defesa das empresas durante o julgamento no Tribunal de Recurso de Paris.

 

A Airbus e a Air France, absolvidas no primeiro julgamento, a 17 de abril de 2023, no caso do desastre do voo AF447 Rio de Janeiro-Paris, em que morreram 228 pessoas, podem ser multadas no valor máximo de 225 mil euros, como pessoas coletivas.

Segundo o Ministério Público francês, ambas as empresas são culpadas por não terem prestado atenção à informação sobre falhas no aparelho e não terem fornecido explicações adequadas sobre as mesmas na sequência do acidente.

"Esta condenação trará vergonha e descrédito a estas duas empresas. É uma decisão que colocará o fator humano novamente no centro das nossas preocupações. Esta condenação deve, portanto, servir de alerta", advertiu o procurador-geral Rodolphe Juy-Birmann, juntamente com a colega Agnès Labreuil.

Numa sala de tribunal cheia e particularmente silenciosa, as famílias das vítimas ouviram durante quase cinco horas as alegações finais da acusação, no final das quais Juy-Birmann se lhes dirigiu diretamente.

"Já passaram 16 anos desde a tragédia; é muito tempo, demasiado tempo. Ficámos impressionados ao saber-vos presentes todos os dias, tão perto de nós, o que dá sentido à nossa missão. Espero que a vossa luta termine quando o tribunal proferir a sua decisão, dentro de alguns uns meses", afirmou o procurador, sublinhando a reputação dos pilotos, que "em nada são responsáveis por este acidente".

Neste caso, o Ministério Público francês acusa o fabricante europeu de aeronaves de ter subestimado a gravidade das falhas nos sensores de velocidade do ar, cujo congelamento a grandes altitudes esteve na origem do acidente, e de não ter tomado todas as medidas necessárias para informar urgentemente as companhias aéreas cujos aparelhos estavam equipados com estes sensores.

A 01 de junho de 2009, o voo 447 da Air France, que ligava o Rio de Janeiro a Paris, despenhou-se no oceano Atlântico a meio da noite, poucas horas após a descolagem, o que resultou na morte dos 216 passageiros e 12 tripulantes.

A bordo do A330 de matrícula F-GZCP seguiam pessoas de 33 nacionalidades, entre as quais 72 franceses e 58 brasileiros.

Leia Também: Já são três: Há mais um grupo na corrida à privatização da TAP

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2895273/pedida-condenacao-de-airbus-e-air-france-pelo-acidente-rio-paris-de-2009#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes