PCP questiona Governo sobre Aeroporto de Beja, após acordo com Embraer

  • 19/12/2025

O Partido Comunista Português (PCP) questionou esta sexta-feira o Governo português sobre "as futuras condições de utilização do Espaço Aéreo na Região Alentejo para a aviação civil".

 

Num comunicado enviado às redações, a Delegação Regional de Beja do PCP começa por frisar que "sempre tem defendido o investimento e a diversificação do tecido produtivo na região do Alentejo, designadamente na sua vertente industrial".

Contudo, o PCP nota que a assinatura de uma carta de interesse entre o Ministério da Defesa e a empresa Embraer para a produção de aeronaves visa um investimento apenas para a produção de "A29NL SuperTucano - como já acontece com outras unidades em produção na região". 

Isto, "levanta a legítima questão de um afunilamento do cluster aeronáutico na vertente militar", consideram.

Em vez disso, o partido defende que deveria ser feito um investimento na aeronáutica civil, uma "área que garante mais e maiores mercados e maior estabilidade produtiva ao longo do tempo".

"A instalação desta unidade será, como veio a público, ligada necessariamente à vertente de voos de teste de aeronaves para uso militar e formação de pilotos", continua o partido. 

Isto, aliado ao facto de pairar a possibilidade de o novo campo de Tiro da Força Aérea Portuguesa ser movido para os concelhos de Mértola e Serpa "levanta legítimas dúvidas sobre as futuras condições de utilização do Espaço Aéreo na Região Alentejo para a aviação civil". O Campo de Tiro de Alcochete, recorde-se, será encerrado.

Por tudo isto, o PCP pede esclarecimentos por parte do Governo, de forma a perceber se a decisão tomada com a Embraer põe em causa o uso do Aeroporto de Beja para fins civis "há tanto reivindicado pelas populações do Alentejo".

"O PCP reitera a sua posição de que é possível e necessário aproveitar o Aeroporto de Beja, ao serviço da região e do País, tirando partido de todas as suas possibilidades", rematam, defendendo que o aeroporto é um instrumento importante para potenciar o desenvolvimento do turismo na região.

Ministério da Defesa assinou carta de intenções com a Embraer para construção de aeronaves

Na quarta-feira, durante uma visita às instalações da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca, o ministro da Defesa, Nuno Melo, assinou a tal carta de intenção com a Embraer.

"Hoje damos este passo, que é relevante. Não adquirimos apenas, adquirimos e queremos participar e hoje assinamos esta carta de intenção que tem em vista a criação de uma fábrica de produção de aeronaves Super Tucano".

De acordo com o ministro, só em 2025 "nasceram 60 novas empresas nas indústrias de Defesa" e tal deve-se ao "clima de confiança para os investidores" que o executivo "está a criar".

No caso das Super Tucano está em causa um procedimento semelhante ao investimento feito nas aeronaves KC-390, também produzidas pela brasileira Embraer e nas quais foram introduzidas modificações para as adequar aos requisitos estabelecidos pelas alianças das quais Portugal faz parte, nomeadamente a NATO, Nações Unidas e União Europeia.

Estas modificações, certificadas pela Autoridade Aeronáutica Nacional, fazem com que as aeronaves possam ser adquiridas por outros países membros da NATO ou União Europeia, com lucro para o Estado português.

Governo e Embraer assinam

Governo e Embraer assinam "carta de intenção" para fábrica em Beja

A nova unidade, em Beja, terá a capacidade para fabricar aviões A-29N Super Tucano. O ministro da Defesa, Nuno Melo, disse que Portugal não se ia ficar "pela aquisição", mas que também irá produzir.

Lusa | 16:40 - 17/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2907495/pcp-questiona-governo-sobre-aeroporto-de-beja-apos-acordo-com-embraer#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes