PCP diz que projeções apontam para "derrota clara" de Ventura
- 08/02/2026
"Estas projeções revelam, a confirmar-se aquilo para que apontam, que há aqui uma rejeição e uma derrota clara do candidato André Ventura e dos projetos que ele vem a defender há mais de um ano e em que, nestas eleições, foi bastante ajudado por uma parte da comunicação social", afirmou Jorge Pires, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, pouco depois de serem conhecidas as primeiras projeções dos resultados eleitorais.
Numa declaração no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, em que não se referiu ao candidato António José Seguro, que deverá ser eleito Presidente da República, o dirigente comunista defendeu que "o partido deve valorizar estes resultados".
"Eles correspondem a uma leitura que nós fizemos das condições e daquilo que nós perspetivávamos para estes resultados, nomeadamente a derrota de André Ventura. É disso que se trata", salientou o dirigente do PCP, que apelou ao voto no candidato apoiado pelo PS na segunda volta.
O dirigente comunista referiu ainda "uma participação significativa" dos eleitores, comentando que deverá ser na ordem da primeira volta (52,26%), realizada em 18 de janeiro.
"Também representa uma derrota para aqueles que apostaram claramente na desmotivação, na desvalorização desta segunda volta, a pretexto das condições climatéricas", disse, recordando que a participação supera a das últimas três presidenciais, de 2011, 2016 e 2021.
O PCP, acrescentou, saúda as pessoas que, "mesmo em condições difíceis, decidiram ir votar, mostrando que, havendo vontade política, havia condições, se calhar, até para ir mais longe na participação eleitoral".
Jorge Pires apontou o exemplo dos eleitores da freguesia da Ereira, Montemor-o-Velho, que ficou isolada e os votos foram trazidos num bote: "Aquelas pessoas, mesmo isoladas numa ilha, decidiram votar e participaram", comentou.
Ao início da noite, dezenas de pessoas, a maioria jovens, espalhavam-se pelas mesas do bar do Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, a conversar.
O convívio foi interrompido por momentos para assistir ao anúncio das projeções, por uma televisão, mas sem suscitar reações.
As projeções dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais divulgadas hoje pelas televisões dão a vitória a António José Seguro, com entre 66,8% a 73%.
Segundo as previsões das televisões, André Ventura obtém entre 27% e 33,2%.
As projeções das televisões para a abstenção na segunda volta das eleições presidenciais de hoje indicam que deverá situar-se entre os 37,5 % e os 48%.
Mais de 11 milhões de eleitores foram hoje chamados a escolher o novo Presidente da República, que sucederá a Marcelo Rebelo de Sousa, num sufrágio que opõe António José Seguro a André Ventura, os dois mais votados em 18 de janeiro.
Na primeira volta, António José Seguro obteve 31,1% dos votos e André Ventura 23,52%, segundo o edital do apuramento geral dos resultados.
As urnas fecham hoje às 19 horas em Portugal continental e na Madeira, e às 20 horas (de Lisboa) nos Açores.
Leia Também: "O povo português é o melhor povo do mundo"













