PayServices apresenta queixa por corrupção contra a RDCongo

  • 14/01/2026

A empresa, sediada em Idaho, no noroeste dos Estados Unidos, afirma na queixa, de acordo com a agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP), ter sido convidada no final de 2023 pelo governo da República Democrática do Congo (RDCongo) para criar uma "'joint venture' destinada a revitalizar o banco público congolês e a digitalizar e modernizar" a economia do país.

 

A PayServices, que se apresenta como uma "instituição financeira", afirma ter "aceitado este contrato proposto e investido mais de 72 milhões de dólares [62 milhões de euros] em tecnologias e serviços na RDCongo para lançar esta joint venture".

O contrato, explica a AFP citando a queixa entregue nos tribunais norte-americanos, "obrigava" a RDCongo a pagar 20 milhões de dólares, cerca de 17 milhões de euros, à PayServices "no prazo de 14 dias", de acordo com o texto.

Posteriormente, "vários responsáveis corruptos da RDCongo sem o conhecimento do presidente" congolês, Félix Tshisekedi, "conspiraram para exigir subornos à PayServices", afirma a empresa.

Entre os responsáveis visados figuram, nomeadamente, a ministra responsável pela pasta do Estado, Julie Mbuyi Shiku, o ministro das Finanças, Doudou Roussel Fwamba, e o governador do Banco Central da RDCongo, André Wameso Nkualoloki.

Colaboradores próximos do Presidente Félix Tshisekedi, como o seu chefe de gabinete, também são citados nesta queixa.

"Quando estes pedidos foram recusados, os réus individuais conspiraram para sabotar e violar o contrato e pôr fim ao projeto", afirma a empresa PayServices, "provavelmente em benefício de empresas tecnológicas concorrentes dispostas a pagar esses subornos".

A empresa americana reclama 20 milhões de dólares em danos e juros à RDCongo e ao Ministério do Orçamento, bem como o reembolso de "pelo menos" 72 milhões de dólares que afirma ter investido.

Em resposta, o Ministério do Orçamento denunciou num comunicado acusações "desprovidas de qualquer base jurídica, orçamental ou contabilística" e afirma que a PayServices "criou uma falsa aparência de regulamentação de solvabilidade" ao apresentar-se como um banco às autoridades congolesas, quando "a PayServices nunca teve a qualidade jurídica de instituição bancária".

"Neste contexto, as autoridades puseram fim a qualquer seguimento administrativo dado a este processo, a fim de proteger o Tesouro Público", argumenta ainda o ministério, citado pela AFP.

Leia Também: Um morto e um ferido em troca de tiros com a polícia em Moçambique

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919385/payservices-apresenta-queixa-por-corrupcao-contra-a-rdcongo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes