Paulo Núncio rejeita que Ventura seja "candidato antidemocrata"

  • 21/01/2026

Paulo Núncio assumiu estas posições sobre as eleições presidenciais durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, na Assembleia da República.

 

Por outro lado, o líder parlamentar do CDS-PP contestou também que o Chega reclame vitória nas eleições de domingo por André Ventura ter sido o segundo mais votado - à frente de Marques Mendes, apoiado por PSD e CDS-PP - e ir disputar a segunda volta.

Paulo Núncio manifestou-se certo de que o Chega ficará atrás da AD (PSD/CDS-PP) quando houver novas eleições legislativas: "Bastará que o símbolo da AD volte novamente aos boletins de voto para o Chega regressar ao seu devido lugar na direita portuguesa".

No início da sua intervenção, o líder parlamentar do CDS-PP referiu que "os debates quinzenais com o primeiro-ministro não são para comentar eleições presidenciais", mas em seguida abordou esse tema.

"Ouço para aí dizer que a segunda volta das eleições presidenciais vai ser disputada entre um candidato democrata e um candidato antidemocrata. Senhores deputados, qualquer candidato que receba o voto popular e que ganhe eleições tem legitimidade democrática, quer seja de esquerda, quer seja de direita", declarou.

Sobre o candidato mais votado no domingo, António José Seguro, ex-secretário-geral do PS e apoiado pelo seu partido, Paulo Núncio apelidou-o de "candidato socialista" e alegou que "foi humilhado durante anos pelo PS e, em particular, por muitos deputados socialistas que ainda hoje estão nesta bancada".

"Não obstante, o PS tenta convencer o país que teve uma vitória estrondosa na primeira volta. Não teve, senhores deputados. O PS não esteve no boletim de voto e o PS não ganhou rigorosamente nada. Tudo o resto é pura hipocrisia e puro oportunismo político do PS", sustentou. 

O líder parlamentar do CDS-PP acrescentou que "o PS e a esquerda não são donos da democracia", que "são os portugueses e só os portugueses que decidem" e que o seu partido não aceita "lições de democracia, muito menos vindas do PS". 

"Desde quando é que os portugueses que se abstiverem ou, por mera hipótese, votarem no outro candidato são menos democratas que os demais?", questionou, sem mencionar o nome de André Ventura.

Após ouvir Paulo Núncio falar do tratamento dado a Seguro pelo seu partido, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, fez uma interpelação à Mesa para recordar "um evento pouco feliz" da história do CDS-PP e afirmar que "o PS está disponível para entregar a fotografia do professor Freitas Amaral que o CDS entregou no Largo do Rato" em 2005.

Na resposta ao CDS-PP, o primeiro-ministro aproveitou para combater a ideia de que o Governo "vai atrás da agenda da direita, vai atrás do extremismo", contrapondo que "não vai atrás de ninguém" e mesmo quando tem "voto coincidente" com o Chega está apenas a "cumprir o seu programa" e a decidir "por convicção".

Na sua intervenção, o líder parlamentar do CDS-PP realçou a assinatura de "contratos de investimento entre o Estado e as empresas no valor de mais de 3,5 mil milhões de euros", que associou à redução do IRC, à revisão da lei laboral, ainda por aprovar, e ao "combate à burocracia".

Por outro lado, Paulo Núncio realçou que "a Comissão Europeia aprovou o Plano Nacional de Defesa do Governo no valor de 5,8 mil milhões de euros".

Nesta matéria, Luís Montenegro manifestou "disponibilidade total" para envolver o parlamento, em particular os dois maiores partidos da oposição, Chega e PS, "para estarem informados" e para se criar "um mecanismo transparente para monitorizar a aplicação e a execução deste programa".

Leia Também: PCP acusa Montenegro de não se posicionar para ter apoio do Chega e PS

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2923732/paulo-nuncio-rejeita-que-ventura-seja-candidato-antidemocrata#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes